< Volver a Finanças

Cartão BNDES para microempreendedores: Quem pode ter e como funciona

Escrito por Pedro Da Silva

O blog tem um post antigo sobre o Cartão BNDES mas que ainda assim deixou muitas dúvidas e é por isso que hoje queremos esclarecer melhor como ele funciona e quem pode ter.

Pra quem não conhece, o cartão BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento – é uma modalidade de cartão de crédito oferecida para micros, pequenos e médios empresários brasileiros. Com taxas bem mais vantajosas do que os empréstimos oferecidos pelas outras instituições e a facilidade para o uso, os empresários conseguem investir e ampliar os seus negócios.

Eu posso ter um cartão BNDES?

O cartão BNDES não pode ser solicitado por pessoas físicas já que seu objetivo é o incentivo de micros, pequenas ou médias empresas, que tenham sede no Brasil e um faturamento de até 90 milhões de reais por ano.

Como a minha empresa pode ter direito ao cartão BNDES?

Para terem direito ao cartão as empresas precisam estar em dia com os pagamentos do INSS, FGTS , RAIS e tributos federais. Os microempresários individuais (MEI) e os produtores rurais que possuam um CNPJ, também podem fazer uso do cartão e suas vantagens.

Quais são as vantagens do cartão BNDES?

O cartão do BNDES possui 3 principais vantagens:

1. Limite pré-aprovado, concedido pelo banco emissor do cartão, de até R$ 1 milhão;

2. Financiamento automático em até 48 vezes, com pagamento em parcelas fixas;

3. Taxas de juros mais baixas que as praticadas pelo mercado.

O cliente pode fazer uso do crédito como for mais conveniente e adequado, ou seja, ele não tem um número de transações permitidas. Dentro do limite aprovado pelo banco emissor o empresário pode usar o cartão todas as vezes em que precisar ou surgir uma oportunidade de negócio sem ter que ir ao banco pedir autorização do seu gerente. Em cada vez que usar o cartão BNDES, ele opta pela quantidade de parcelas em que quer quitar a dívida.

Como solicitar o meu cartão BNDES?

– Primeiro você precisa acessar o site do BNDES

– Já no site, clique no link “solicite o seu cartão”

– Informe o seu CNPJ e a classificação nacional de atividades econômicas – CNAE;

– Selecione o banco onde você já tem conta corrente e pretende fazer o cartão;

– Preencha a proposta de solicitação do cartão;

Após o pedido no site, o empresário deverá ir ao banco onde já tem conta corrente para apresentar a documentação exigida que é composta por:

– Balanço Patrimonial;

– Contrato Social da empresa;

– Atas de eleição dos administradores;

– Certidão Negativa de Débito (CND);

– Certidão de regularidade do FGTS – que você pode solicitar no site da Caixa;

Uma vez apresentados todos os documentos o prazo de emissão do cartão pode demorar até 30 dias corridos.

Os bancos que emitem os cartões BNDES são o Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banrisul, Bradesco, BRDE, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Sicoob e Sicred.

 O que o empresário pode comprar com o cartão BNDES?

A lista dos itens que o empresário pode adquirir com o cartão BNDES é bastante extensa, com mais de 200 mil opções, e para conhecê-las basta acessar o catálogo. É importante saber o que compõe a lista e quais os fornecedores já que muitos produtos só podem ser comprados de um mesmo fornecedor.  Conhecer o que está disponível evita que você solicite o cartão BNDES com o objetivo de comprar um item específico para o seu negócio e deparar com a impossibilidade de usar o cartão para isto.

Entre os produtos estão matérias-primas e componentes industriais como embalagens, tecidos, resina, materiais de construção; e também a compra de tiragem de CDs e DVDs e  papéis para a impressão de livros. Além de produtos, o empresário pode comprar serviços como os de design, processos de software, cursos de qualificação profissional relacionado à tecnologia e até cursos de idioma. Ou seja, o leque é bem grande.

Quando vale a pena usar o cartão BNDES?

Como já esclarecemos, o cartão existe como ajuda ao empresário de pequeno e médio porte, para que ele possa investir no crescimento da sua empresa com juros e vantagens melhores que as praticadas pelo mercado. Como as prestações são fixas, à medida que a empresa vai crescendo e dando lucro o empresário consegue se planejar para pagar as parcelas do investimento.

Porém, é importante que o empresário conheça e seja muito crítico com o seu negócio, especialmente neste momento de instabilidade financeira que o Brasil está vivendo. O cartão BNDES, assim como qualquer outro cartão, vale a pena quando se tem condição de pagar, pois caso contrário a opção pode levar ao endividamento.  Quando o negócio é muito recente também é bom ter um pouco de cautela, pois certamente o empresário ainda não conhece o potencial de crescimento da empresa e pode dar um passo maior que a perna.

Para mais informações sobre os cartões BNDES não deixe de acessar o site. Agora que você já conhece as vantagens do cartão BNDES conheça as perguntas e respostas mais frequentes sobre os cartões de crédito em geral!