< Volver a Finanças

Termine o ano no azul: Veja como economizar neste Fim de ano

Escrito por Pedro Da Silva

O fim de ano se aproxima e com ele vem os gastos com presentes e festas. Em tempos de inflação quase a 10% ao ano e desemprego em alta, a dica é não se deixar levar pelas emoções natalinas e ativar já seu plano para economizar. É importante fazer o acompanhamento dos gastos para evitar fechar o mês com a conta no vermelho.

O primeiro passo é ver para onde está indo o salário, identificar excessos e montar um plano para cortar os gastos desnecessários. Mas você não sabe como deve dividir seu orçamento? O GuiaBolso, primeiro aplicativo de controle financeiro automático e gratuito do Brasil, sugere a Regra do 50-15-35 e dá algumas dicas sobre como economizar.

Regra do 50, 15, 35

O GuiaBolso sempre sugere entender essa estratégia, antes de começar qualquer planejamento financeiro pessoal. Por quê? Ela é uma regra muito simples que ajuda a equilibrar as contas, mas permite, também, ter um panorama geral de qual deve ser o seu comportamento com relação às suas finanças.

– 50% da sua receita mensal deve ser destinada aos gastos básicos, aluguel, conta de luz, gás, telefone, escola, gasolina, cursos de inglês, convênio médico e supermercado.

– 15% devem ser destinados às prioridades financeiras, mais conhecidas como dívidas.

– 35% ficariam destinados às despesas relacionadas ao estilo de vida, ou aos gastos considerados não essenciais, como restaurantes, academia, salão de beleza, viagens e compras em geral.

Cada caso é um caso. É importante destacar que essa é uma metodologia básica. Sua aplicação depende de variáveis que mudam de acordo com a renda, o nível de endividamento e os gostos pessoais.

O GuiaBolso selecionou seis dicas simples e fáceis para você conseguir cortar gastos já:

Dicas para economizar:
1) Use transporte público. Com o aumento de 6% da gasolina e 4% do diesel, uma boa opção para economizar é trocar o carro pelo transporte público para ir trabalhar.

2) Tome café da manhã em casa. Segundo o IBGE (IPCA), tomar café da manhã na rua está 10,55% este ano (janeiro a agosto).

3) Teste seus dons de chefe de cozinha. Chame os amigos para jantar ou almoçar na sua casa para evitar gastos com Bares e Restaurantes.

4) Reavalie seu plano de TV a cabo. Reflita se assiste, realmente, de todos os canais do seu pacote de TV a cabo e, se a resposta for não, pesquise novos planos mais baratos. Também vale pensar em trocar a TV a cabo por serviço de streaming, se você não é uma pessoa que assiste muito TV.

5) Reduza sua conta de celular. Hoje já é mais fácil contratar um plano mais adequado para seu perfil de uso, caso precise mais de dados ou de voz. Vale pesquisar outros planos da sua operadora e também das concorrentes para ver se não há uma opção mais barata. Outra iniciativa boa para seu bolso é usar serviços de Voip (como Skype) para ligações mais longas, porque o preço é melhor do que das operadoras.

6) Curta o escurinho. As contas de luz já ficaram, em média, 48% mais caras neste ano. Apagar as luzes e evitar banhos muito demorados se seu chuveiro é elétrico são medidas simples e efetivas na hora de cortar gastos.