< Volver a Finanças

Black Friday: Como não ser enganado por desconto fake

Escrito por Pedro Da Silva

Logo que a Black Friday ficou conhecida no Brasil muita gente se empolgou com a possibilidade de fazer compras com descontos vantajosos. Só que o tempo foi passando e as pessoas começaram a perceber que os descontos não eram lá descontos verdadeiros.

Pensando nisso a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico resolveu dar algumas dicas para que a gente não seja enganado e consiga identificar quando uma promoção é realmente verdadeira. Confira as dicas:

1. Procure pelo selo Black Friday Legal 2017

Black Friday legal

Selo Black Friday Legal é concedido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e identifica as empresas que aderiram ao Código de Ética da iniciativa, comprometendo-se com as boas práticas do e-commerce, e foram aprovadas no processo de avaliação da entidade, que verifica, entre outros pontos, se o site disponibiliza aos consumidores informações como CNPJ, Razão Social, endereço completo e formas de contato, conforme Decreto Nº 7.962/2013 do comércio eletrônico. Este selo debe estar presente em todos os sites participantes do Black Friday.

2. Confira a lista oficial de lojas participantes

As lojas que participarão do Black Friday 2017 que começa no dia 24 de novembro, devem estar obrigatoriamente cadastradas no site do Black Friday, através deste link que em breve vai disponibilizar a lista. Através desta lista você já pode ficar mais confiante de estar comprando em uma loja que realmente seguiu os critérios que visam não prejudicar o consumidor.

3. Pesquise a reputação da marca

Uma boa pesquisa pode te salvar de futuras dores de cabeça. Leia os comentários de quem já comprou nessa loja, em sites como o Reclame Aqui, Redes Sociais e principalmente no Procon, que inclusive tem uma lista de sites que devem ser evitados.

4. Veja se determinado produto faz parte da promoção

Nenhuma loja é o obrigada a colocar todo o seu estoque em promoção então se certifique de que o produto em questão realmente faz parte da Black Friday.

 

5. Fique atento ao preço

Se você já tem um produto em mente para comprar, veja quanto ele está custando agora e até quanto custava meses atrás para ver se o preço que será praticado na Black Friday é realmente vantajoso. Alguns aplicativos podem ajudar nessa pesquisa como o CupoNation, BaixouAgora, Busca Descontos e o próprio Black Friday.

6. De olho na segurança ao comprar online

Já ensinamos aqui tudo o que você precisa identificar em um site antes de fazer uma compra online mas fique principalmente atento se a URL da página começa com http:// e que tenha o símbolo de um cadeado. Outra dica é comprar apenas de computadores confiáveis e analisar se a loja oferece formas de pagamento – mais de uma – conhecidas e confiáveis.

7. Leia as condições de entrega e compra

Antes de confirmar o pagamento, esteja bem informado sobre as políticas de compra dessa empresa, de entrega e de devolução do produto para que o barato não saia caro.

8. Guarde todos os comprovantes

Desde emails trocados com a loja até o passo a passo realizado no site durante a compra. Tudo isso vai te ajudar a se resguardar de problemas futuros.