< Volver a Finanças

Como fazer compras em sites internacionais com segurança

Escrito por Pedro Da Silva

Que quase todo mundo gosta de comprar, isso a gente saber. Mas será que a gente também sabe como fazer compras em sites internacionais com segurança?

Quais os riscos e vantagens? Se você ainda tem dúvidas quanto a comprar em sites gringos, nós vamos te ajudar com essas e algumas outras questões.

Como escolher o site?

Essa é a parte mais importante!

A internet é uma ferramenta que se usada de forma segura só tem a nos acrescentar, contudo, é nossa responsabilidade ser cautelosos em nossas escolhas. 

Os sites de vendas são nada mais que lojas, porém, virtuais. Então na hora de comprar procure por sites que tenham uma boa reputação online e, inclusive, off-line. 

AliExpress, eBay, Amazon e Wish são alguns dos sites mais famosos, mas há uma infinidade de opções.

O que você precisa saber é que há dois perfis de site de compras:

  • Sites responsáveis pela venda direta, como, por exemplo, os norte-americanos Amazon e Deal Extreme que realizam todo o processo, desde a análise de qualidade dos produtos, ofertas e entregas.
  • Sites de venda indireta, como o AliExpress e o eBay que funcionam como grandes shoppings virtuais em que os vendedores se cadastram e montam as suas lojas com seus produtos.Nesse caso toda a garantia dos artigos e responsabilidade de envio ficam por conta do vendedor. É claro que o site gerencia a reputação das lojas, mas a responsabilidade da transação comercial é do vendedor com o cliente.

No caso de sites com venda indireta a chave é buscar referências do vendedor

Os sites oferecem ferramentas para que os compradores avaliem as compras tanto com notas como com comentários e por meio das avaliações você consegue distinguir se aquele vendedor é bom ou uma furada. 

Leia as experiências de outras pessoas, pois é bem provável que você receba o mesmo atendimento que elas.

E para pagar?

A pergunta mais frequente é se é necessário ter um cartão de crédito internacional. Na maioria dos casos, é sim. 

Alguns sites oferecem a possibilidade de pagamento via boleto bancário ou PayPal, mas o cartão de crédito internacional é a forma mais fácil e aceita pelos sites. 

Foi-se o tempo em que um cartão de crédito internacional era coisa para ricos. Hoje, por estarmos tão conectados a todo o mundo por meio da internet, os cartões são acessíveis, inclusive para quem possui somente conta universitária.

Mas e o frete?

Esse é outro detalhe que você deve ficar atento. Existem algumas opções de frete e aqui estão as mais comuns:

Porém, não dá pra confiar cegamente nesses prazos e nem é por culpa do vendedor e sim porque muitas vezes as mercadorias ficam dias, até meses, paradas na alfândega brasileira. 

Por isso, se você for comprar em sites internacionais pensando em usar o produto daqui uma semana, por exemplo, nossa dica é comprar no Brasil mesmo.

Você também pode usar aplicativos que rastreiam o código do seu produto e te avisam cada lugar por onde ele passou até chegar à sua casa. O Katapakote é um deles.

E quanto à alfândega?

É importante você saber que pode ser taxado. Isso porque o nosso país cobra algumas taxas de todo produto importado que entra em solo nacional. Os principais tributos cobrados são os que explicamos abaixo:

  •  ICMS – é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços cobrado por toda mercadoria que ultrapassa os limites municipais e estaduais que variam de estado para estado;
  • II – O Imposto sobre Importação de Produtos Estrangeiros é uma taxa de importação que corresponde a 60% do valor de compra do produto. 

As exceções – ainda bem que elas existem – ficam para compras com valor declarado de até US$50, desde que enviadas de pessoa física para outra pessoa física. 

Isso também se aplica para a compra de livros, revistas e periódicos impressos, pois são considerados bens de consumo cultural; além de medicamentos prescritos, também para pessoas físicas. 

Sendo assim, você precisa fazer as contas e analisar se vale a pena comprar o produto nos sites gringos ou aqui mesmo. 

As compras pequenas, como as bugigangas que tanto gostamos e que têm soma total do produto e frete inferior a U$50, acabam sendo vantajosas, pois dificilmente serão taxadas. 

Já as compras com valores maiores, é preciso avaliar se somando o valor do produto às taxas ele continua valendo a pena no caso de você ser taxado. 

É possível que você compre um produto superior a 50 dólares e não seja taxado, mas aí é uma questão de sorte e recomendamos que você não conte somente com ela. 

Dicas para você fazer compras em sites internacionais com segurança 

  • Busque recomendações de amigos que já fizeram compras em sites internacionais e que receberam os produtos em casa;
  • Leia as avaliações escritas por outros usuários para saber a reputação do site em que você deseja comprar e do vendedor;
  • Desconfie de ofertas muito atrativas, especialmente em se tratando de produtos de marcas caras, pois provavelmente podem ser artigos falsificados;
  • Não hesite em entrar em contato com o vendedor caso tenha dúvidas. Esteja seguro antes de realizar a compra;
  • NUNCA informe a senha do seu cartão de crédito. Um site seguro jamais te pedirá essa informação e caso isso aconteça, cancele imediatamente a compra e feche a página;
  • Um indicador importante para saber se o site é confiável é a existência do certificado digital. Verifique se o site possui o símbolo de um cadeado de segurança na cor verde que aparece ao lado do endereço do site.

Ao colocar em prática essas dicas, você poderá fazer suas compras em sites internacionais com segurança e evitar fraudes em seu cartão.