< Volver a Finanças

15 dicas para economizar ao comprar presentes

Escrito por Pedro Da Silva

Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Dia dos Pais, Aniversários… Não faltam datas especiais durante o ano para nos impulsionar a comprar um presente. No entanto, se não tomarmos alguns cuidados, estas pequenas compras podem prejudicar bastante o nosso orçamento. Separamos algumas dicas para você agradar quem ama, economizar e fazer compras inteligentes. Anote aí:

1. Estipule um valor

Não saia de casa sem saber quanto pretende gastar. Coloque uma margem de valor mínimo e máximo que não comprometa o seu orçamento e ainda assim permita dar um presente interessante. Para chegar ao valor ideal, revise as suas contas e assim vai ter mais claro quais são as suas prioridades financeiras. Dar um presente é muito legal mas ter como sobreviver depois dele é melhor ainda.

2. Pesquise

A maioria deixa para comprar em cima da hora, quando já não se tem a chance de encontrar algo que caiba no bolso mas apenas garantir que um presente seja dado. Pesquisar com antecedência é a melhor maneira de comparar preços e benefícios e evitar aquele sentimento de que uma data especial significa o fim do seu dinheiro.

3. Evite Parcelar

Como puderam ver, há várias datas comemorativas durante o ano. Escolher parcelar a compra de um presente no cartão de crédito é correr o risco de ter o salário comprometido quando a próxima comemoração chegar. Compre à vista e se não for possível, parcele no máximo em 2x.

4. Seja Realista

Surpreender é legal mas para isso você não precisa dar um passo maior que a perna. Em outras palavras, lembre-se da regra básica de educação financeira: nunca gaste mais do que você ganha. Isso vale tanto para aquele presente que está pensando em dar quanto para outras formas de comemoração. Exemplo: não reserve um jantar naquele restaurante luxuoso a cada comemoração do ano. Equilibre e distribua bem o seu dinheiro.

economizar com presentes

5. Engorde o Cofrinho

Já te deram uma pista do que gostariam de ganhar no Natal? Comece a guardar dinheiro hoje. Isso tornará mais viável uma compra à vista e fará com que você use o seu 13º de outra maneira.

6. Planeje as comemorações

De vez em quando é legal oferecer uma experiência ao invés de um presente físico. As viagens são uma excelente maneira de proporcionar isso. No entanto, comprar a passagem por impulso ou contratar um pacote de turismo nos “5 minutos finais do segundo tempo”, com certeza não vai ser a melhor forma de economizar. Programe a viagem com pelo menos 6 meses de antecedência porque assim você conseguirá economizar até 50%.

7. Divida a conta

O presente tem um valor superior ao que você pode pagar mas seria realmente um presente interessante? Que tal ver se alguém entraria neste investimento com você? Dividir a conta faz com que mais gente proporcione um momento especial sem pesar para ninguém.

8. Se não faz parte do salário, não use

É comum as pessoas recorrem ao cheque especial na hora de comprar um presente, porque claro, a renda já está comprometida com aquilo que realmente é essencial. Se esse é o seu caso, a dica é radical: não compre nada. O cheque especial não faz parte do salário. Então se a grana não está sobrando, não faça dívidas.

9. Presente sim, Consumismo não 

Não queira suprir a falta daquele presente caro que você não pode dar comprando vários presentes “pequenos”. Um presente é suficiente. É o não passar em branco que importa. Sem contar que se a ideia era economizar, comprar vários outros é quase trocar 6 por meia dúzia.

faça você mesmo

10. Faça você Mesmo

Se comprar está inviável, criar ou dar uma cara nova a algo que você já tem pode ser uma saída. Não faltam referências na internet para te inspirar. Dá para criar um presente ou preparar uma surpresa.

11. Reduza os gastos durante o mês das comemorações

Se o presente já vai levar uma grana extra do seu orçamento, controle os gastos durante o mês. Evite comer fora ou qualquer excesso que comprometa as finanças.

12. Não mexa no dinheiro do seu futuro

A sua aposentadoria vai depender diretamente do quanto você investe nela hoje. Se você já tem um plano de previdência privada, não mexa nesse dinheiro e se você ainda não tem, comece a pensar nisso. Fazer uma pessoa feliz não deve estar condicionado ao dinheiro que garantirá a sua estabilidade quando já não estiver trabalhando.

13. Escolha lojas com frete gratuito

Essa dica é para presentear aquela pessoa que mora longe mas que nem por isso precisa ficar esquecida ou para aquela pessoa que quer presentear sem perder tempo no trânsito ou em filas de lojas. Economizar com o frete é empregar o dinheiro em outra coisa. Imagine que cada frete custe em média 20 reais. Se você comprar 5 presentes, já vai economizar 100 reais.

14. Fique atento às necessidades

É frustrante dar algo que uma pessoa nunca vai usar ou dar algo muito legal mas que não vai suprir uma necessidade que ela tem nesse momento. Pergunte ou tente perceber o que ela realmente precisa. Presentes que suprem uma necessidade são sinônimos de compras inteligentes para os dois lados.

15. Procure produtos com preços e qualidades similares

Às vezes é bom pagar um pouco mais caro para garantir um bom produto mas muitas vezes só estamos pagando pela marca quando podemos encontrar produtos similares tanto nas funcionalidades quanto nas qualidades. Vale investigar.