< Volver a Finanças

Como organizar as finanças com mais de um cartão de crédito?

Escrito por Pedro Da Silva

Se usado com bom senso e consciência, o cartão de crédito pode ser um grande aliado no planejamento financeiro. Ele pode ser usado como uma ferramenta centralizadora sobre o pagamento de contas. Mas como alguém que tem mais de um cartão pode gerenciar suas contas sem entrar em dívidas?

Quem possui mais de um cartão deve, primeiramente, planejar suas compras levando em conta as diferentes datas de vencimento. E, claro, também é necessário ter uma dose extra de planejamento e organização para não acumular dívidas e exceder os limites. A melhor forma de organização é utilizar planilhas e anotar cada uma das despesas de cada um dos cartões para controlar os gastos e limites.

Quem recebe mais de uma vez por mês, como é o caso de quem recebe um adiantamento antes do salário, além de benefícios de aposentadoria, pensão ou renda de aluguel, pode estipular os vencimentos de cada cartão de crédito de acordo com as datas de recebimento de cada valor, para que cada fatura possa ser paga sem comprometer o orçamento mensal.

E para aproveitar os cartões da melhor forma, também é importante ter atenção sobre as melhores datas para compra, aumentando o prazo para pagamento da fatura. Para evitar dívidas, é importante não esquecer a data de vencimento de cada um, que provavelmente é diferente, e assim evitar o pagamento de juros e outras taxas.

Analise também cada uma das faturas para verificar possíveis erros. Em caso de inconsistência, não deixe de contestar o débito com a administradora. E, claro, sempre use o cartão como um aliado nas finanças. Se for possível parcelar compras sem juros, você pode usar o benefício para que o valor não pese no bolso.

Vale a pena ter mais de um cartão?

O critério que define se o consumidor deve ou não ter mais de um cartão de crédito é a cautela. Sem ela, o cartão não consegue ajudar no orçamento e ainda acarreta em dívidas. Por isso, para que valha a pena ter mais de um cartão, planeje bem suas finanças e, se possível, faça com que as datas de vencimento entre os cartões tenham uma diferença de cerca de 15 dias. Seu bolso agradecerá!