< Volver a Finanças

Tirar férias pode ajudar a economizar?

Escrito por Pedro Da Silva

Mais um ano trabalhando e você sente que seu rendimento não é mais o mesmo. O que você mais quer é tirar férias para viajar e esquecer os problemas, as contas, o trânsito, etc. Porém, avaliando o saldo bancário, você percebe que ele não está exatamente como você gostaria e precisa adiar seu descanso para economizar dinheiro.

Parece até contraditório, mas você pode economizar justamente nas férias. Comece planejando sua viagem com antecedência, assim você encontra passagens aéreas mais baratas e hotéis com bons preços. Mesmo se o período coincidir com a alta temporada ou as festas de final de ano, os descontos podem chegar a até 50% comprando um pacote de viagem meses antes. E você ainda pode pagar com cartão de crédito!

De preferência, tire os 30 dias de férias a que você tem direito. Você vai aliviar o estresse por um período mais longo, o que traz muitos benefícios. Você fica mais saudável e com disposição por muito mais tempo, afastando doenças e melhorando o sono, evitando assim despesas com médicos e remédios. Além disso, sua atenção, criatividade e produção vão estar em alta na volta ao trabalho, podendo resultar em uma promoção com um bom aumento de salário.

Passe mais tempo com sua família, fortalecendo os laços afetivos que são o alimento da alma. Esse é um modo de se preparar para encarar situações difíceis, conflitos e tomar decisões importantes, tanto pessoais como profissionais, com acerto.

Aproveite os descontos e os bônus que muitos lugares oferecem durante a semana, quando há menos movimento. Vá a teatros e cinemas pagando a metade do preço, visite museus com entrada franca, almoce mais tarde para aproveitar a promoção dos restaurantes e dê uma passadinha no salão de beleza para cortar o cabelo de segunda a quarta-feira quando o preço é mais baixo, e pague com seu cartão de crédito.

Se você é aquele tipo de pessoa que prefere investir o dinheiro das férias para adquirir bens no futuro, certifique-se de que o rendimento escolhido é o mais adequado, ou se vale mais a pena o descanso. Já se você está com o pagamento do cartão de crédito atrasado ou usando o cheque especial, é melhor quitar seus débitos para não perder dinheiro pagando altos juros.

Com a metade do 13° salário, o pagamento de horas extras e 1/3 a mais sobre o salário normal, as férias são perfeitas para investir e economizar. Basta planejar bem que você se capitaliza e volta ao trabalho com bom astral.