< Volver a Finanças

Como reduzir o limite do cartão de crédito?

Está gastando demais no cartão e por isso deseja reduzir o seu limite? Veja como reduzir o limite do cartão de crédito neste post!

Escrito por Pedro Da Silva

Reduzir o limite do cartão de crédito é uma ótima opção para organizar o orçamento e controlar as contas do mês. Você já sabe que o cartão é um grande aliado das finanças, algumas dicas são importantes para reduzir os limites e ajustar o poder aquisitivo de acordo a seus interesses.

Antes de solicitar

Antes de reduzir o limite, é importante definir qual o melhor valor. Um limite menor faz com que muitos hábitos tenham que ser repensados e adaptados em função do poder de compra reduzido.

O valor pode ser definido levando em conta o quanto foi utilizado para emergências, assim ele poderá ser usado apenas em casos indispensáveis. Também é importante conversar com o gerente para que o limite não seja diminuído além do esperado.

Contas em aberto

Antes de pedir para a instituição financeira estabelecer o limite menor do cartão, torna-se necessário o pagamento de todas as faturas pendentes. Se você tiver atingido o limite, é preciso primeiro quitá-lo para que seja restituído ao seu valor máximo disponível. Este é um bom momento para rever a prática do pagamento mínimo que acarreta juros sobre o montante em aberto e dificulta o ajuste do padrão de consumo.

Dirija-se à agência

Para efetivar a redução do limite de seu cartão, é preferível ir pessoalmente ao banco e conversar com o gerente. Desta forma, a resposta é recebida de maneira imediata. Além disso, você pode receber dicas de quem é qualificado no assunto e negociar novos prazos. Uma boa ideia é aproveitar para esclarecer dúvidas a respeito de taxas e, inclusive, modalidades como o cartão sem anuidade.

Da mesma forma que acontece ao pedir o aumento do limite, será necessário mostrar dados como o número do cartão de crédito e CPF. O pedido para reduzir o limite costuma ser concluído mais rapidamente do que pedidos de aumento, já que no caso de aumento é necessária a análise de crédito, enquanto a diminuição envolve menos risco ao banco.

O banco pode reduzir o limite?

Algumas instituições financeiras podem diminuir o limite do cartão mesmo sem um pedido por parte do cliente. Isso acontece quando o banco verifica que o limite atual está acima do recomendado para sua renda e considera o cliente como de alto risco.
Um erro comum, entretanto, é imaginar que o limite tenha sido reduzido quando na verdade está menor por causa de compras em parcelas que “prendem” o limite do cartão e o valor é liberado apenas após cada uma dessas parcelas quitadas.

Para que o banco possa diminuir o limite, o cliente deve ser comunicado previamente. Tanto a alteração do limite, quando bloqueio ou cancelamento sem aviso prévio permite ao consumidor exigir seus direitos na justiça para receber indenização por dano moral.

Mas como diminuir o limite?

Se você perdeu o emprego ou mesmo deseja diminuir o limite para controlar mais as contas, sempre reflita antes de ir ao banco, pois o gerente pode acabar baixando demais o valor. Para chegar ao valor mais baixo ideal, é recomendado fazer as contas do que foi gasto nos últimos meses apenas em casos de emergência.

Antes de solicitar a diminuição do limite do cartão de crédito, também é importante pagar todas faturas pendentes. Se a fatura estiver aberta e não paga ou houver parcelamento a pagar, o banco não vai baixar o limite.

Em seguida, entre em contato com sua agência para solicitar o pedido. O ideal é fazê-lo pessoalmente. O gerente vai pedir dados pessoais como RG e CPF, além do número do cartão. O processo é mais rápido do que o pedido de aumento, já que não é preciso fazer análise de crédito.

Seja para baixar ou aumentar o limite de seu cartão de crédito, sempre mantenha suas finanças organizadas para evitar dívidas, parcelamentos desnecessários ou, em último caso, o pagamento mínimo da fatura.

Após a redução

A parte burocrática é bastante simples. Mas, o que importa mesmo é a sua educação financeira que pode levar um tempo, contudo a resposta às boas práticas é muito benéfica: controlar os gastos não significa necessariamente reduzir o padrão de vida, trata-se mais de poder decidir qual é o destino dos seus recursos. Pense nisso!