< Volver a Finanças

6 situações que prejudicam o sucesso financeiro

Escrito por Pedro Da Silva

Lidar com dinheiro é complicado, pois não envolve apenas matemática, mas também questões subjetivas, como experiências de vida e o emocional. Algumas situações, entretanto, devem ser observadas com atenção para que não prejudiquem o sucesso financeiro. Reconhecer a hora necessária de comprar com o cartão de crédito certamente é uma boa forma de contribuir e fazer a manutenção das contas gerais da casa ou empreendimento.

Confira 6 situações que prejudicam o sucesso financeiro:

1. A preguiça com relação ao dinheiro é tão nociva quanto jogar dinheiro no lixo. Muitas pessoas adiam por dias ou meses o início de uma organização de seus gastos por inadimplência. A melhor solução contra este problema é sair da zona de conforto.

2. A ansiedade também pode dificultar o sucesso financeiro, seja por motivos emocionais, pessoais ou profissionais, ou mesmo falta de planejamento. A ansiedade também surge ao esperar um resultado imediato e não notá-lo em seguida. Para amenizar essa sensação, é importante celebrar cada meta alcançada, por menor que ela seja.

3. O sentimento de alegria intensa é bom, mas também pode trazer efeitos colaterais. O pior cenário que situações de euforia pode trazer é o de gastos excessivos sem pensar com bom senso. O planejamento do orçamento é essencial para o sucesso financeiro e para evitar desperdícios em momentos de exaltação, acarretando em arrependimentos posteriores.

4. Empréstimos são comuns, mas na prática a maioria dos devedores não os quitam. Mais comum ainda é utilizar dinheiro de um novo empréstimo para pagar o antigo, criando assim uma bola de neve de dívidas. Isso vale tanto para empréstimos a instituições financeiras, como utilizar dinheiro de cheque especial ou limite do cartão de crédito. Saber utilizar o dinheiro do orçamento com sabedoria é chave para o sucesso financeiro.

5. O desespero também pode prejudicar as finanças. Não encontrar uma saída para situações difíceis pode ser corriqueiro, mas ela sempre existe, exigindo um grande esforço. Manter a calma e sempre procurar soluções práticas é uma boa forma de evitar entrar em crises.

6. Planejar o orçamento e pagar todas as contas em dia é importante. Ter um dinheiro reserva também. Essas economias devem substituir até seis meses de salário. Além de não evitar uma crise em casos de imprevistos, auxilia o sucesso financeiro pois pode ser empregado numa poupança, gerando rendimentos.

Se a crise acontecer, o mais importante é desapegar-se do antigo estilo de vida. Os gastos antigamente feitos quando a quantidade de dinheiro X entrava não podem ser os mesmos quando uma quantidade de dinheiro Y passa a ser a realidade. Nesses momentos, o corte de gastos é necessário. 😉