< Volver a Finanças

Como renegociar dívidas escolares?

Escrito por Pedro Da Silva

Se você tem filhos, sabe o quanto a educação pesa no orçamento. Os custos com mensalidade, livros, material e transporte escolar são altos, e fazem muitas famílias terem que equilibrar as finanças, eliminando outros gastos, como um cartão de crédito adicional ou férias no exterior.
Se você tem dívidas na escola de seu filho, pode negociar maneiras de pagar as mensalidades em atraso.

O ideal é ir pessoalmente à instituição, conversar com a diretoria a respeito de suas dificuldades. Não tente resolver o problema por telefone ou por e-mail, já que se trata de uma questão importante, e a presença dos pais durante a negociação é fundamental, demonstrando compromisso e responsabilidade.

Durante a reunião, expresse o porquê de estar em dificuldades financeiras. Seja claro e objetivo e, sobretudo, honesto. Muitas vezes, os pais têm dificuldades em pagar a escola dos filhos por terem perdido o emprego, estarem lidando com uma doença grave na família, por causa de acidentes ou de outros imprevistos. A diretoria da escola pode compreender esses casos, renegociar a dívida e ainda dar um abatimento nas futuras mensalidades do aluno.

Lembramos também que a lei brasileira não permite que o aluno seja expulso da escola por causa de inadimplência. Com a proteção da lei, os pais têm mais tranquilidade para equilibrar seu orçamento e pagar as mensalidades em atraso.
Procure também gerenciar outras despesas, por exemplo, fazendo a compra de material escolar no cartão de crédito, ou dividindo os custos do transporte escolar com outros pais de alunos. Se você não está inadimplente, mas quer diminuir os custos escolares, procure negociar um abatimento no início do ano, em troca do pagamento antecipado das mensalidades. Muitas escolas podem dar descontos que chegam a 20% do custo total.

Prefira escolas que ofereçam aulas de idiomas, esportes, arte e informática, para que você não tenha que pagar por essas aulas por fora. Se você tem mais de um filho em idade escolar, prefira colocá-los na mesma escola, pois várias instituições oferecem descontos para mais de um filho matriculado.
Amplie a economia, escolhendo o cartão de crédito que melhor atende ao seu perfil. Faça uma cotação online com Compara e aproveite as melhores ofertas do mercado. Seguindo com cautela, você garante uma educação de qualidade para seus filhos com enorme economia.