< Volver a Finanças

Como investir melhor o seu dinheiro?

Conhecer o seu perfil de investidor é essencial para o sucesso do investimento

Escrito por Pedro Da Silva

Poupar parte do salário é uma tarefa difícil para muitos brasileiros. Afinal, os gastos com cartão de crédito, viagens, passeios e itens pessoais pode exceder o limite. Se mesmo após muitas tentativas, você não obteve sucesso nos investimentos, este artigo é especial: selecionamos algumas dicas preciosas para que o seu dinheiro seja investido da melhor forma possível.

Objetivos

Antes de começar a poupar, defina seus objetivos. Anote em um papel por que você precisa investir: quer comprar um imóvel ou um novo automóvel? Abolir o cartão de crédito e as compras a prazo ou ter uma aposentadoria tranquila? Quem sabe garantir o estudo dos filhos?

Perfil de investidor

Conhecer o seu perfil de investidor é essencial para o sucesso do investimento. É preciso realizar uma autoanálise destacando, principalmente, o seu nível de tolerância a risco. Assim, ficará mais fácil escolher o investimento adequado.

Informações

Defina quais os tipos de investimento mais se adequam ao seu perfil e busque informações sobre cada um deles. Se possível, entre em contato com especialistas de cada modalidade. Para aproveitar a ajuda, preze por fazer perguntas sensatas e diretas, que agreguem informações úteis ao rumo dos seus objetivos.

Planejamento

Antes de optar por um investimento, faça as contas e detalhe os gastos gerados por tal. Saber exatamente o que está dentro do “pacote de gastos” é essencial para atingir o objetivo final.

Diversidade de investimentos

Assim como comprar um carro, escolher um investimento é uma ação que deve ser realizada com cautela: são muitas as opções disponíveis do mercado. Neste momento, não se excitar com a variedade de produtos é uma regra. Outra dica é manter-se atento ao seu perfil de investidor: se o investimento “x” não é compatível com seu perfil, descarte-o imediatamente, mesmo que seja aparentemente vantajoso.

Após reunir todas as informações citadas no artigo, defina – sem a ajuda de terceiros – como você investirá o seu dinheiro. Apesar de ser indicada a consulta de especialistas, este é um momento só seu e você deve tomar a decisão final!