< Volver a Finanças

5 dicas para renegociar as dívidas com a faculdade

Escrito por Pedro Da Silva

Os alunos universitários podem ficar inadimplentes por vários motivos: perder o estágio ou emprego, crises familiares, doenças, acidentes ou falta de um bom planejamento financeiro.

Por lei, os estudantes com mensalidadee em atraso não podem ser constrangidos nem expulsos da faculdade por causa da inadimplência, mas após 90 dias sem pagamento ou negociação, a faculdade pode sim incluir o nome do estudante ou dos responsáveis nas instituições de restrição ao crédito, como o SPC/Serasa.

Para evitar dores de cabeça adicionais, reunimos 5 dicas para quem precisa renegociar a sua dívida, confira!

1. Antes de renegociar, conheça seu orçamento. Coloque todos os seus gastos no papel, assim como suas fontes de renda e possibilidades de crédito. Avalie o quanto você pode pagar a cada mês, para saber como negociar com a faculdade. Não assuma compromissos que você não possa honrar, pois isso vai piorar a situação.

2. Explique o porquê da inadimplência. Demonstre sua vontade de manter os pagamentos em dia e continuar seus estudos, e seja honesto a respeito de suas dificuldades. As instituições de ensino costumam atender vários casos dessa natureza e saberão quando uma situação é válida.

3. Conheça seus direitos, mas nunca tenha uma atitude arrogante. É verdade que a lei brasileira prevê direitos para o aluno inadimplente, já que muitas vezes a falta de pagamento é consequência de motivos sérios, e não por má-fé. Mas nem por isso deve-se partir para uma renegociação com uma postura petulante. Isso só vai dificultar o processo.

4. Demonstre que a educação é algo importantíssimo para você. Alunos que põem a educação em último lugar em sua lista de prioridades, preferindo gastar seu dinheiro com roupas e viagens, por exemplo, podem ter menos chances durante uma negociação. Procure demonstrar o quanto seu curso é importante em sua vida.

5. Compareça à direção de sua faculdade pessoalmente. A renegociação de dívidas é um assunto que não deve ser resolvido por telefone ou e-mail. Insista em agendar uma reunião, se houver resistência, argumente que a conversa interessa a ambos os lados.

Para continuar a economizar e investir em seu curso universitário, corte outras despesas, como a anuidade do cartão de crédito, há opções que não cobram esta tarifa ou possuem planos muito mais em conta. Confira mais pções no site Compara e continue investindo na sua carreira estudantil!