Ter um cartão de crédito traz diversos benefícios ao consumidor no mundo de hoje. Permite que as compras sejam pagas até 40 dias depois, realizar saques, parcelamento e compras online. Contudo, para aproveitar essa comodidade da melhor forma, é necessário que alguns cuidados sejam tomados. Saiba quais são as precauções a se tomar após ganhar o seu primeiro cartão de crédito:

1. Procure saber se o estabelecimento cobra mais por um produto, no caso de pagamento com cartão. Também tome cuidado com os juros sobre parcelamentos. Nesses casos, o melhor é sempre optar pela economia.

2. Um erro comum ao se ter o primeiro cartão de crédito é perder a proporção dos gastos. Por isso, é importante sempre ter um controle do que se gastou para não sair do orçamento e criar dívidas. Compre e gaste apenas o necessário, evitando compras por impulso.

3. Faça o máximo para pagar a fatura em dia e evite pagar o valor mínimo. As taxas de juros de cartões estão entre as mais altas do mercado e podem endividar, ainda mais, quem gastou além do que tinha em sua conta. Para facilitar, uma boa dica para obter o controle da movimentação do dinheiro é colocar o dia do vencimento do cartão de crédito o mais próximo possível ao dia do recebimento do salário.

4. Em casos de mais de um cartão, o ideal é espaçar o dia de vencimento em diferentes momentos do mês. Essa é uma boa opção para distribuir despesas por todo o mês e não sobrecarregar um único cartão ou dia, mas é necessário muito cuidado e organização para executar essa tarefa, de modo que os gastos não fiquem além do compatível com o orçamento mensal.

5. Aproveite os benefícios que o seu tipo de cartão de crédito possui. O benefício mais comum é a troca do valor gasto em descontos em serviços ou milhas aéreas. Apesar de ser uma ótima troca, nunca gaste mais do que é necessário, apenas para acumular mais pontos.

Com esses cuidados em mente, ter o seu primeiro cartão de crédito só trará vantagens e muita comodidade ao dia a dia. Para desfrutar integralmente de seus benefícios, a chave de tudo é a organização. Tente não gastar além do orçamento e tenha controle de gastos, que o cartão se tornará uma opção de compra segura e muito cômoda.

E antes de escolher o melhor cartão de crédito para seu perfil, compare as ofertas disponíveis no mercado. Com CommparaOnline você cota grátis e sem sair de casa!