< Volver a Finanças

Tipos de empréstimos e como solicitar

Escrito por Pedro Da Silva

Com tantos empréstimos disponíveis fica até difícil saber qual é o ideal para cada necessidade, mas nós vamos te explicar os tipos de empréstimos mais comuns que existem e em quais situações é possível solicitá-los.

Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal pode ser solicitado online e é recomendado para quem precisa de dinheiro rápido. 

Os juros do empréstimo pessoal são menores que os do cartão de crédito e do cheque especial, entre 2% e 15%

Para solicitar basta fazer uma simulação online e ver quais as opções disponíveis de acordo com o seu perfil. Geralmente a aprovação é sem burocracia porém os juros costumam ser abusivos.

Empréstimo Consignado

Um dos tipos de empréstimos mais vantajosos que existem é o consignado. Aqui os juros são bem menores que os do empréstimo pessoal, porém a prestação do crédito não pode ultrapassar 30% da sua renda mensal. 

As parcelas do empréstimo consignado são descontadas diretamente da sua folha de pagamento, ou seja, você não tem como adiar.

Por conta disso, a pessoa que vai solicitar esse tipo de crédito precisa trabalhar com carteira assinada, ser aposentada, pensionista ou funcionário público.

Não comprometer toda a renda pode ser uma vantagem desde que haja planejamento, pois as parcelas do empréstimo consignado são descontadas diretamente da folha de pagamento.

Empréstimo com garantia de imóvel

O empréstimo com garantia de imóvel oferecido pelos bancos possui taxas mais acessíveis, uma vez que o próprio imóvel é dado como garantia, eliminando assim o risco de inadimplência. 

O empréstimo imobiliário é uma modalidade que permite solicitar valores altos e o prazo para pagamento costuma ser logo, superando 24 meses.

Porém para ter acesso a este tipo de crédito é necessário ter um imóvel no seu nome, que ficará alienado até o final do contrato à financeira. 

E se você deixar de pagar o seu empréstimo, poderá perder o bem.

Empréstimo com garantia de veículo

Esse tipo de empréstimo, também é chamado de refinanciamento de veículo, funciona de maneira bem similar ao empréstimo com garantia de imóvel, mas, neste caso a garantia dada é o veículo. 

Para solicitar é preciso que o bem esteja no seu nome e 100% quitado.

Assim como no empréstimo com garantia de imóvel, esta modalidade também conta com juros mais baixos e o interessante desse crédito é que ele pode ser solicitado até mesmo por quem está com o nome sujo. 

É possível conseguir até 90% do valor do bem e quanto mais novo o carro, melhores são as taxas praticadas.

Empréstimo para negativado

O empréstimo para negativado é uma linha de crédito fornecida pelas instituições financeiras para pessoas que possuem restrições no CPF. 

Por meio de uma consulta aos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), a instituição financeira consegue identificar se uma pessoa está com o nome negativado.

Geralmente, esse é um dos tipos de empréstimos que possui as taxas mais altas do mercado, pois o risco de inadimplência é maior. 

Mas, existem algumas opções de crédito que poderão ser solicitados pela pessoa com restrição no CPF que têm uma taxa de juros melhor. É o caso dos empréstimos com garantia e o empréstimo consignado, citamos acima.

Antecipação do Imposto de Renda

A possibilidade de antecipar até 100% a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é um tipo de empréstimo que permite ao consumidor utilizar esse recurso como renda extra ou para pagar dívidas como, faturas atrasadas de cartão de crédito ou aluguel.

Mas, para saber se o uso da quantia de antecipação é um bom negócio, é necessário ficar atento às taxas de juros para liberação, que podem variar de acordo com a instituição financeira. 

Apesar de ser uma modalidade com juros menores quando comparada aos outros tipos de empréstimos, ainda há o Custo Efetivo Total (CET) a ser calculado. 

A Fundação PROCON SP fornece uma calculadora online que pode ser bastante útil no momento de revisar o montante.

Antes de solicitar a antecipação, é importante analisar a real necessidade para isso.

Para situações como quitar a dívida do cheque especial ou cartão de crédito, por exemplo, são boas opções de uso por causa das taxas mais baratas.

A desvantagem é que, se a declaração cair na “malha fina” e a restituição não sair no valor esperado ou não for depositada dentro do ano, o pagamento do empréstimo terá que ser efetuado até dezembro de qualquer forma.

Qual é o melhor tipo de empréstimo?

O melhor tipo de empréstimo é aquele utilizado de acordo com a sua real necessidade e com a menor taxa de juros.

O ideal é sempre avaliar as suas finanças para solicitar o empréstimo que mais se adequa ao seu bolso.

Por isso, utilize o comparador de empréstimos da Compara e faça uma simulação para conhecer as taxas de juros e condições em diferentes bancos e financeiras.

Seja consciente com o uso do crédito para não comprometer ainda mais o seu orçamento.