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Quais são os prazos para trocar um produto?

Escrito por Pedro Da Silva

Adquirir um bem que se deseja é uma satisfação, seja nas compras à vista com barganha de descontos, seja nas parceladas no cartão de crédito. No entanto, quando o produto apresenta algum defeito, a compra se transforma em frustração.

A troca de produtos com defeito é um direito assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor. Para solucionar o problema, o fabricante e o fornecedor do produto são solidariamente responsáveis por efetuar a troca, segundo a lei. Para exercer esse direito, é preciso conhecer os tipos de defeito e reclamar dentro do prazo previsto.

Tipos de defeito e prazos para troca

Conforme o Código de Defesa do Consumidor, existem dois tipos de defeito: o vício aparente e o vício oculto. O vício aparente é o defeito que se nota logo no recebimento do produto, enquanto o vício oculto só aparece com o uso do bem, como um problema no motor do carro, por exemplo.

Quando o defeito é aparente, a troca deve ser feita em até 30 dias para produtos não-duráveis (alimentos, por exemplo), e 90 dias para os bens duráveis (eletrodomésticos, eletrônicos, veículos e outros), contados a partir da data da compra.

Esses prazos também são válidos no caso de vício oculto, mas começam a valer a partir do momento em que o problema for constatado. Além disso, quando o defeito impedir o uso do bem ou diminuir seu valor, esse prazo diminui e a troca deve ser imediata.

Por isso, em qualquer compra, mesmo naquelas do dia a dia, é importante guardar as notas fiscais e/ou recibos de pagamento com cartão de crédito, para ter os comprovantes na hora de exigir a troca de produtos.

Quando a troca não ocorre no prazo

A partir do momento em que um consumidor faz a reclamação, o prazo para a solução do problema também é de 30 dias. Passado esse prazo, se o problema não for resolvido o consumidor tem o direito de exigir, à sua escolha: um novo produto, o abatimento no preço ou a devolução da quantia paga.

Se a compra for parcelada no cartão de crédito, mantenha os pagamentos das faturas em dia, mesmo enquanto o problema não for resolvido. Isso porque, posteriormente, eventuais perdas e danos poderão ser requeridos judicialmente. O importante é fazer valer seu direito de consumidor, pode dar um pouco de trabalho e requerer certo esforço, mas no final vale a pena e você terá seu produto ou serviço corretamente restituído.