< Volver a Finanças

Principais diferenças entre tipos de cartões de crédito

Escrito por Pedro Da Silva

A maioria dos consumidores não sabe bem qual é a diferença entre cada tipo de cartão de crédito e, por isso, não consegue escolher a modalidade que mais combina com o seu perfil. Antes de escolher seu tipo de cartão, é recomendado saber quais são as vantagens de cada um e sua forma de funcionamento, a fim de saber qual é a melhor opção para atender as necessidades de cada perfil de consumidor.

Existem, atualmente, quatro tipos de cartão de crédito: nacional, internacional, Gold e Platinum. A maior diferença entre cada um desses é o local de aceitação, mas há alguns outros pontos a serem considerados em cada tipo:

Nacional

É o tipo de cartão de crédito mais popular, por geralmente possuir uma taxa de anuidade mais econômica, além de limite de crédito menor. Só é aceito em território nacional e são mais usados por pessoas de baixo poder aquisitivo. Grande parte desses cartões oferece apenas a função de crédito, mas em alguns casos podem ser oferecidos outros tipos de benefícios, que variam de acordo com cada perfil e banco.

Internacional

O cartão de crédito internacional possui a anuidade um pouco maior e é aceito em territórios estrangeiros. Um de seus maiores benefícios é a possibilidade de se fazer saques e pagamentos no exterior, desde que a bandeira seja aceita no local (além de saques também em território nacional). Outra grande vantagem é a possibilidade de compras online em lojas virtuais do exterior.

Gold

O cartão de crédito Gold possui a anuidade mais elevada do que o internacional e é aceito em todo o mundo. São destinados a pessoas com um poder aquisitivo maior e possuem mais benefícios, como seguros e descontos, bem como comodidades em serviços de lazer e entretenimento.

Platinum

É um tipo de cartão de crédito ainda mais especial, destinado a pessoas com grande movimentação financeira; tem aceitação no Brasil e exterior. Entre os diversos benefícios que oferece, há o acesso exclusivo a diversos eventos e locais, sala VIP em aeroportos e serviço de concierge. É o modelo de cartão mais diferenciado e possui o maior limite de crédito entre os demais.

Alguns bancos ainda possuem a modalidade Black. É dedicada às pessoas com o mais alto poder aquisitivo e geralmente só são disponibilizadas através de convite exclusivo do próprio banco.

Além desses modelos, há diferentes modalidades de cartão. O institucional é o mais comum, oferecido pelo banco em que se abre conta corrente. O cartão corporativo é fornecido por empresas aos seus empregados. O cartão co-branded é uma parceria entre a bandeira e uma empresa específica, como lojas de varejo, que traz vantagens exclusivas aos seus clientes. O cartão de afinidade é usado por organizações não-lucrativas para que o cliente seja informado sobre quando contribuir com a empresa. E o cartão de crédito pré-pago é criado com um certo limite de crédito. Uma boa opção para quem quer fazer um planejamento sobre os seus gastos ou oferecer um cartão com limite para os filhos.

Agora que você já conhece os diferentes tipos de cartão de crédito, compare os preços e vantagens das melhores bandeiras do mercado com ComparaOnline.