< Volver a Finanças

Banco Inter ou Banco Original: qual escolher?

Nós trouxemos um comparativo bem bacana, para ajudar você a se decidir entre os dois.

Escrito por Elisa Batista

Com a grande oferta de bancos digitais, hoje em dia o que não falta é opção para abrir uma conta, né? Mas com tantas opções no mercado, nem sempre é fácil decidir onde colocar o seu dinheiro, afinal as relações com os bancos costumam ser longas. Imagino que fiquei melhor para escolher, se você tiver um bom comparativo entre as instituições. Se você chegou até aqui, já deve estar com essa dúvida. Por isso, nós da Compara trouxemos um comparativo bem bacana, para ajudar você a se decidir entre os dois: Banco Inter ou Banco Original: qual escolher?

Vamos começar apresentando cada instituição, falando um pouco da sua origem, valores e confiabilidade. Vamos comparar também os benefícios, taxas e preços de serviços das duas empresas. Confira abaixo a nossa análise: 

Conheça o Banco Inter 

O banco Inter é conhecido por ser o primeiro banco 100% digital do Brasil, e foi também o primeiro banco a oferecer uma conta totalmente gratuita. Apesar da inovação, o banco completou em setembro de 2019, 25 anos de história. Segundo dados divulgados pelo banco, em julho do ano passado, ele bateu a marca de 4 milhões de correntistas. 

Banco Inter
Imagem: divulgação

A empresa iniciou suas operações na cidade de Belo Horizonte, em 1994. Na época, operava como Intermedium Financeira, somente em 2017 que a instituição mudou o nome e virou Banco Inter, como você conhece hoje.  Eles oferecem serviços de conta corrente, cartões, créditos, investimentos, seguros, consórcios e outros. No quesito cartões, possui quatro categorias: consignadointernacionalplatinum black

Em 2019, começaram a oferecer cashback e já devolveram aos seus correntistas aproximadamente 600 mil reais. Você pode conseguir o cashback do Inter se comprar em lojas parceiras da instituição, se usar o rotativo digital ou se investir em fundos. Hoje o Banco tem mais de 50 lojas parceiras cadastradas e conta com Americanas, Submarino, Netshoes, Casas Bahia, entre outras. 

O Inter tem como valor ser “uma completa plataforma digital de serviços financeiros, que defende um sistema bancário mais justo.”

Agora que você conhece um pouco mais sobre o Banco Inter, veja abaixo a trajetória do banco Original: 

Conheça o Banco Original 

Diferente do Inter, o Banco Original foi o primeiro banco brasileiro que já nasceu 100% digital, com a abertura da sua conta corrente totalmente online. Foi uma iniciativa do Banco JBS, após a aquisição do Banco Matone em 2011, quando foi fundado o Conglomerado Original, que tinha foco o setor pecuário, na época. E foi apenas em 2015, que o Original começou a atuar no varejo, focado em transações diretas com pessoas físicas. Segundo dados divulgados pelo banco, no final de 2019, ele já possuía mais de 2 milhões de correntistas.

Banco Original
Imagem: divulgação

Hoje em dia, o Original atua com três diferentes segmentos, são eles: varejo (pessoa física), Corporate (para empresas de grande porte) e Agronegócio (agricultura e pecuária).  No segmento do varejo, possui conta corrente, cartões de crédito e débito, empréstimos, investimentos, seguros e previdências. O Banco Original também oferece cashback aos seu correntistas, que é possível ter acesso comprando com o cartão deles no crédito ou no débito.

Falando em cartão de crédito, o Original possui quatro tipos de cartão para seus usuários: o Original Internacional, o Original Gold, o Original Platinum e o Original Black. Cada categoria de cartão possui benefícios e taxas diferentes, que você poderá consultar.

O banco original tem como valor ter “ uma relação aberta e transparente a cada ação, com serviços adequados às suas necessidades e linguagem mais simples e objetiva.”

Banco Inter ou Banco Original : compare as contas

Como você pode notar, apesar de ter uma cara fresh e moderna, ambos os bancos possuem solidez e grandes trajetórias por trás deles. Portanto, isso agrega aos bancos mais confiabilidade. Se na teoria as duas instituições possuem valores bem similares, vamos ver na prática o que difere entre elas.

Consideramos os dados e tarifas de uma conta corrente digital e do cartão mais básico de cada instituição. Confira nosso comparativo:

Banco InterBanco Original
Anuidade do cartão grátis grátis
Programa cashbacksimsim
Transferências via TEDilimitado ilimitado
Mensalidade da conta corrente grátisR$ 12,90
Cartão com função débitosimsim
Saque grátis rede Banco24Horas simsim
Tecnologia Contactless simnão
Investimentos simsim
Pagamento via QR Code simsim
Depósito de dinheiro por boletosimsim
Sem Parar grátis por 1 ano nãosim

Para ter uma comparação mais completa, acesse nosso site e veja todas as opções.

Conta Corrente Confia Santander

Grátis*

Custo Mensal

 Solicitar

Conta Digital Will Bank

Grátis

Custo Mensal

 Solicitar

Conta Digital Banco PAN

Grátis

Custo Mensal

 Solicitar

Conta Digital BMG

Grátis

Custo Mensal

 Solicitar

Conta Santander MEI

R$25,00

Custo Mensal

 Solicitar

Conta Corrente SuperDigital

Grátis

Custo Mensal

 Solicitar

Conclusão

Como você pode perceber, os dois bancos possuem propostas realmente muito similares, o que deixará a decisão um pouco acirrada. Por conta disso, deixaremos para você escolher entre as duas instituições, qual seria mais adequada para o seu estilo de vida. Para nós da Compara, ambos são bancos confiáveis e que têm trazido inovação e competitividade ao mercado financeiro brasileiro. E isso, para você consumidor, é sensacional: cartões sem anuidade, saques e transferências ilimitadas, plataforma de investimentos – todas essas iniciativas geram benefícios. 

E aí, já sabe em qual banco você vai abrir sua conta? Banco Inter ou Original?