< Volver a Finanças

Como reduzir os gastos com celular?

Escrito por Pedro Da Silva

O celular tornou-se um item indispensável e nosso companheiro de todas as horas. O aparelho serve não apenas para fazer ligações, acumulando também as funções de relógio, calendário, despertador, álbum de fotos, máquina fotográfica e computador pessoal, entre outras.

Você pode amar seu celular, mas o melhor é controlar os gastos, para não comprometer o orçamento. Afinal, você tem muitas outras despesas durante o mês, e ainda que o cartão de crédito ajude a organizar as finanças, vale a pena aproveitar outras formas de economizar.

Planos

Famílias podem economizar muito se os membros comprarem celulares da mesma operadora, pois as chamadas têm preços bem reduzidos. Se você também usa muito o celular para ligar para uma operadora diferente da sua, a dica é comprar um modelo de telefone que comporte dois chips.

Quem passa muitos minutos em cada ligação ou usa muito o celular inclusive para acessar a internet, deve pesquisar bons planos pós-pagos, mais vantajosos que os pré-pagos, nesses casos. Evite, também, usar o celular para assistir a vídeos e acessar arquivos multimídia sempre que possível, eles consomem mais megas e gigabytes. Se você não tiver cuidado, terá que pagar a conta do seu telefone com o cartão de crédito.

Longa Distância

Ao realizar ligações interurbanas e interestaduais, escolha o código da sua operadora e economize na chamada. Confira também pacotes para quem usa muito o celular para chamadas de longa distância (a trabalho ou para ligar para familiares que moram longe, por exemplo). Dependendo do plano, pode sair mais barato ligar para alguém de outro estado pelo celular do que pelo telefone fixo. O Skype é outra boa opção para ligações.

SMS

As mensagens SMS também são práticas e baratas, mas não abuse. Se você envia algumas mensagens todos os dias, o melhor é contratar um plano mensal, ao invés de pagar por cada uma individualmente. Também há pacotes de mensagens, por exemplo, onde não se disponibilizam créditos para ligação e sim se compra uma determinada quantidade de SMS.

Aparelho

Ao comprar seu celular, pesquise se vale a pena entrar em um plano anual oferecido pelas operadoras, em que você tem um bom desconto no valor do aparelho, mas precisa contratar um plano pós-pago por 12 meses. Confira se o valor pago ao final do pacote compensa, assim como o aborrecimento de ficar “preso” ao plano por tanto tempo.

Para você interessado em economizar não só com o celular, que tal encontrar um cartão de crédito sem anuidade, e com muitos benefícios? No site Compara é possível fazer uma pesquisa dentre as melhores opções para seu perfil.