< Volver a Finanças

Cartão de crédito online: como usar

Escrito por Pedro Da Silva

Usar o cartão de crédito na internet é uma forma de compra bastante cômoda, mas que – caso seja mal utilizado – também oferece riscos. Por se tratar de uma rede pública, existem cuidados necessários ao realizar compras online. Saiba como deixar a sua compra mais segura e evite futuras dores de cabeça.

Empresas confiáveis

A melhor forma de não ter surpresas desagradáveis após comprar pela internet é se certificar de que todas as compras serão feitas por empresas confiáveis. Dê preferência às empresas das quais já ouviu falar positivamente ou faça pesquisas em sites com opiniões de consumidores, como o Reclame Aqui e BuscaPé, para se certificar de que a maioria dos usuários teve uma boa experiência.

Sites seguros

Além de empresas confiáveis, é importante informar os dados pessoais, como endereço e número do cartão de crédito a estabelecimentos que possuem o símbolo de identificação de loja virtual segura. Além do símbolo, verifique se o endereço conta com “https” em vez de “http” ou um cadeado fechado ao lado do endereço. Estes dois pequenos detalhes informam que o site possui criptografia e que apenas o proprietário e você terão acesso às informações.

Elimine phishing

Não confie em emails que solicitam senhas da sua conta do banco ou que pedem que você clique em determinado link para resolver algum assunto relativo a sua conta e banco. As entidades financeiras não solicitam essas informações por e-mail e, muitas vezes, adicionam avisos em seus sites oficiais, para alertar a seus clientes. Sempre verifique se o site do banco está seguro, de acordo com o protocolo de criptografia.

Não faça compras em lugares públicos

Nunca use seu cartão de crédito para compras online em locais públicos, como lanhouses. Esses computadores podem ter vírus ou ser monitorados pela rede. Caso esteja viajando e o uso em locais públicos seja extremamente necessário, deixe o limite de compras o mais baixo possível para que amenize possíveis prejuízos.

De olho no extrato

Atualmente, é possível visualizar o extrato da fatura do cartão de crédito diariamente através de caixas eletrônicos ou pela internet. Ter um controle desse extrato é uma boa medida para se controlar gastos indevidos e ficar a par, o mais rápido possível, em casos de uso indevido e operações suspeitas.

Computador seguro

Por fim, também é extremamente importante que o seu computador sempre esteja seguro, com antivírus atualizado. Dessa forma, você ficará livre de ameaças mais recentes e intrusos em geral utilizando sua conta.

Com os cuidados a respeito do uso correto do cartão de crédito na internet, você poderá fazer compras de todos os serviços que desejar e precisar, com muita segurança.

Já possui cartão de crédito para fazer suas compras online? Antes de escolher, acesse e confira as melhores opções com Compara.