< Volver a Finanças

Cartão de crédito: o que muda na minha vida?

Escrito por Pedro Da Silva

Hoje em dia ter um cartão de crédito é algo de extrema importância para facilitar o pagamento e oferecer praticidade e segurança em todas as transações. E, apesar de muita gente pensar que o cartão é responsável por criar dívidas, com um pouco de organização e bom senso dá para desfrutar de todos os seus benefícios sem maiores problemas.

Tempo para pagamento

O maior benefício que o cartão de crédito oferece é a possibilidade de fazer uma compra e pagar até 40 dias depois. Além disso, se todos os produtos contam com uma taxa para compras em cartão embutida, e, grande parte, possui o mesmo preço para pagamentos em dinheiro, essa taxa será paga, seja qual for a forma de pagamento escolhida. Portanto, a melhor opção é aproveitar a comodidade de ter alguns dias antes de pagar cada compra.

Segurança e comodidade

Apesar de ser recomendado sempre andar com um pouco de dinheiro no bolso, certamente é mais cômodo e seguro ter o cartão de crédito para qualquer transação imediata. Isso porque, em casos de perda ou roubo, o cartão pode ser rapidamente cancelado. Já em casos com dinheiro, estará perdido de forma definitiva, o que gera um prejuízo irremediável.

Organização

Outro grande benefício e mudança que os cartões trazem para a vida cotidiana é a organização que eles permitem em relação a cada gasto. Através das faturas é possível ter o controle exato de tudo que já foi gasto para programar o que ainda é possível usar do orçamento. Essa é a melhor forma de ter um documento detalhado de tudo o que foi comprado com o cartão de crédito durante o período de um mês.

Programas de fidelidade

Outro grande benefício do cartão de crédito é a adesão a programas de fidelidade que a maioria oferece. Sem precisar fazer nada, após ir às compras provavelmente serão acumulados pontos, que podem, posteriormente, ser trocados por serviços, produtos, ou até passagens aéreas.

Portanto, com organização e controle sobre o que está sendo gasto e também com a prudência de saber a hora de parar, o cartão de crédito se torna um bom método de pagamento que combina o máximo de segurança e facilidades.

Para fazer uma escolha inteligente e adequada a seu perfil, compare os benefícios e preços dos melhores cartões de crédito do mercado.