< Volver a Finanças

Como usar o cartão de crédito a seu favor

Escrito por Pedro Da Silva

O cartão de crédito é um meio de movimentação financeira muito popular nos dias de hoje. Entretanto, para que seu uso seja saudável e não sejam contraídas dívidas desnecessárias, é preciso seguir algumas medidas. Saiba quais são as melhores maneiras de usar o cartão a seu favor!

Organize suas finanças

Uma das formas mais produtivas de se usar um cartão de crédito é como aliado para organizar todas as finanças e gastos, de acordo com o seu orçamento. Quase ninguém consegue anotar cada coisa que compra a cada dia, por isso comprar no cartão é uma ótima solução, afinal todos os gastos podem ser vistos em seu extrato mensal ou parcial, através da internet e caixas eletrônicos. Crie o hábito de consultar frequentemente o extrato e evite pagar serviços do Governo, como contas de água e luz pois se paga taxa de juros.

Não atrase o pagamento da fatura

Outra importante maneira de ter o cartão de crédito como aliado é não atrasar o pagamento das faturas, ou pagar apenas o valor mínimo. Se usado com prudência e sempre dentro dos limites de seu orçamento, o pagamento poderá ser feito adequadamente. Caso contrário, os juros cobrados são altíssimos. Inclusive, se o limite for maior do que o que sua renda permite peça para que a operadora o diminua.

Vantagens gratuitas

Opte por um cartão de crédito que ofereça algum tipo de vantagem, como programas de pontos ou milhas, mas evite as opções pagas. É importante ressaltar que jamais se deve aumentar os gastos normais apenas para acumular pontos. Além disso, sempre se deve ter atenção em relação a seus prazos de validade.

Quantos menos, melhor!

Nunca tenha mais de três cartões. Se puder, possua apenas um. Quanto mais cartões, mais difícil fica para planejar o orçamento e mais fácil de perder as rédeas da situação. Em caso de cartões de dependentes, coloque um limite condizente com o que você pode pagar.

Compre após o fechamento da fatura mensal

O dia após o fechamento da fatura (geralmente entre dez e cinco dias antes do vencimento) é o melhor dia de compra de seu cartão de crédito. Ao comprar nesse dia, você só precisará pagar 40 dias depois.

Seguindo essas dicas, o uso do seu cartão será otimizado e você nunca terá sustos ao receber as suas faturas mensalmente. Antes de escolher o seu cartão, acesse Compara e conheça gratuitamente as melhores ofertas e planos do mercado.