< Volver a Finanças

Primeiro cartão de crédito: cuidados a considerar

Escrito por Pedro Da Silva

Ter um cartão de crédito traz diversos benefícios ao consumidor no mundo de hoje. Permite que as compras sejam pagas até 40 dias depois, realizar saques, parcelamento e compras online. Contudo, para aproveitar essa comodidade da melhor forma, é necessário que alguns cuidados sejam tomados. Saiba quais são as precauções a se tomar após ganhar o seu primeiro cartão de crédito:

1. Procure saber se o estabelecimento cobra mais por um produto, no caso de pagamento com cartão. Também tome cuidado com os juros sobre parcelamentos. Nesses casos, o melhor é sempre optar pela economia.

2. Um erro comum ao se ter o primeiro cartão de crédito é perder a proporção dos gastos. Por isso, é importante sempre ter um controle do que se gastou para não sair do orçamento e criar dívidas. Compre e gaste apenas o necessário, evitando compras por impulso.

3. Faça o máximo para pagar a fatura em dia e evite pagar o valor mínimo. As taxas de juros de cartões estão entre as mais altas do mercado e podem endividar, ainda mais, quem gastou além do que tinha em sua conta. Para facilitar, uma boa dica para obter o controle da movimentação do dinheiro é colocar o dia do vencimento do cartão de crédito o mais próximo possível ao dia do recebimento do salário.

4. Em casos de mais de um cartão, o ideal é espaçar o dia de vencimento em diferentes momentos do mês. Essa é uma boa opção para distribuir despesas por todo o mês e não sobrecarregar um único cartão ou dia, mas é necessário muito cuidado e organização para executar essa tarefa, de modo que os gastos não fiquem além do compatível com o orçamento mensal.

5. Aproveite os benefícios que o seu tipo de cartão de crédito possui. O benefício mais comum é a troca do valor gasto em descontos em serviços ou milhas aéreas. Apesar de ser uma ótima troca, nunca gaste mais do que é necessário, apenas para acumular mais pontos.

Com esses cuidados em mente, ter o seu primeiro cartão de crédito só trará vantagens e muita comodidade ao dia a dia. Para desfrutar integralmente de seus benefícios, a chave de tudo é a organização. Tente não gastar além do orçamento e tenha controle de gastos, que o cartão se tornará uma opção de compra segura e muito cômoda.

E antes de escolher o melhor cartão de crédito para seu perfil, compare as ofertas disponíveis no mercado. Com CommparaOnline você cota grátis e sem sair de casa!