< Volver a Finanças

Como economizar energia com 6 dicas simples

Escrito por Pedro Da Silva

Aprender como economizar energia elétrica, além de fazer um bem enorme ao meio ambiente, ajuda a organizar o orçamento doméstico.

Juntamente com o controle de gastos com cartão de crédito, telefone e alimentação, saber como economizar energia faz uma grande diferença no saldo final das despesas mensais.

1. Freezers e geladeiras

A geladeira é a maior vilã no consumo de energia elétrica: seu consumo corresponde a 30% do valor total da conta de luz. O mesmo acontece com o freezer, cujo consumo mensal pode chegar a 120kWh. O brasileiro também já se habituou à escala de consumo que vem no produto, que vai de A a G, onde A é o item que mais economiza energia.
Para reduzir o consumo do freezer, a única dica é minimizar seu uso, dando preferência ao congelador da própria geladeira. Já esta, por sua vez, pode ter o consumo reduzido, se utilizadas táticas como o não armazenamento de alimentos quentes e a manutenção das borrachas de vedação da porta. Desta forma, vai ver como economizar energia é possível e em pouco tempo.

2. Máquinas de lavar e secar roupas

No caso das lavadoras, o consumo mensal pode chegar a 22,5 kWh. Para reduzi-lo, uma boa saída é utilizar a lavadora sempre em sua capacidade máxima e, conjuntamente, não exagerar no uso do sabão em pó e amaciante (a fim de evitar a necessidade de um segundo enxágue).

Se quer saber como economizar energia com as secadoras, não há muito segredo: é preciso não utilizar. Lembre-se que você pode secar suas roupas utilizando o ar livre e o sol, que não pesam no bolso e estão disponíveis o ano inteiro! Além disso, a maioria das máquinas de lavar já deixam a roupa praticamente seca ao finalizar o processo. Uma dica: seque as camisas e blusas diretamente nos cabides, assim se anula a necessidade de usar ferro de passar.

3. Lâmpadas fluorescentes

A simples substituição de lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes pode representar uma economia de até 80%, já que o consumo de energia pelos modelos fluorescentes é reduzido. O investimento inicial pode ser alto, mas a médio prazo já compensa e a partir de um ano você já está na vantagem.

4. Aparelhos eletroeletrônicos

Muitos consumidores deixam seus aparelhos eletrônicos conectados à tomada ou ainda na modalidade stand-by, mesmo quando não os estão utilizando, o que se torna um vilão poderoso na tentativa de como economizar energia. Lembre-se de sempre retirá-los da tomada.

5. Chuveiro Elétrico

Durante o banho, a melhor forma de economizar energia é desligando o chuveiro enquanto se ensaboa ou aplica o shampoo. A dica vale para a escolha correta do horário de uso (evite os horários de pico, das 18:00 às 21:00). Em algumas regiões do Brasil o chuveiro elétrico realmente não é necessário, como no Norte e Nordeste.

6. Secador de cabelo

Apesar de pequenos e discretos, os secadores de cabelo consomem energia elétrica de forma considerável. 15 horas de uso mensais representam 15 kWh do consumo mensal total. Sempre que possível, evite o uso do aparelho, substituindo-o pela secagem natural dos fios.
Aproveite as informações e veja o quanto antes como economizar energia elétrica de forma simples e prática.