< Volver a Finanças

5 ideias pra economizar ainda mais no orçamento

Escrito por Pedro Da Silva

Economizar no orçamento é uma das melhores maneiras de investir na sua qualidade de vida. Entre as dicas mais comuns estão: ter apenas um cartão de crédito (se você tem a tendência de comprar por impulso), manter um caderninho para anotar quanto você ganha e gasta por mês, e evitar pagamentos com mais de quatro parcelas.

Para se aprofundar ainda mais no tema “economia”, confira cinco dicas que podem fazer a diferença:

1. Aprenda a lidar com o crédito: a possibilidade de financiar a casa própria, o carro e até aquela viagem de férias com a qual você sempre sonhou é uma maravilha, mas é preciso ter cuidado para não acumular parcelas que comprometam o orçamento. As dívidas podem parecer pequenas quando vistas separadamente, mas juntas podem se tornar uma bola de neve que foge do controle.

2. Evite comprar por impulso: comprar por impulso pode parecer vantajoso no momento, mas depois causa arrependimento e você pode terminar com um produto ou serviço que não utiliza ou nem mesmo gosta. Um mau negócio. Portanto, evite comprar para “sentir-se melhor”, porque “está uma pechincha” ou em promoção, ou apenas porque tem dinheiro sobrando no banco e no limite do cartão de crédito. Todo dinheiro que sobrar deve ser poupado ou investido – em coisas úteis.

3. Encontre formas de renda extra: se você trabalha como autônomo, isso pode ser mais fácil. Encontre novos projetos e novas maneiras de aumentar sua renda e, assim, equilibrar o orçamento.

4. Elimine gastos com habitação: pesquisas relatam que, no Brasil, habitação e alimentação são os dois itens que mais pesam no bolso, podendo comprometer até 70% do orçamento. O ideal é que você comece a juntar ao menos R$100 todo mês para investir em sua casa própria.

5. Se você mora com seus pais, a recomendação é economizar pelo menos 50% do que ganha. Solteiros devem poupar ao menos 20%, e quem tem filhos, 10%. Os valores levam em conta as demais despesas comuns de cada perfil.

Seguindo essas dicas, você verá como economizar se tornará um prazer, e não um sacrifício. Continue a pesquisar novas maneiras de poupar no Compara e faça uma cotação do melhor cartão de crédito  para você.