< Volver a Finanças

5 formas de estudar fora do país sem muito dinheiro

Escrito por Pedro Da Silva

Muitas pessoas sonham em estudar fora do país, mas desistem assim que olham o saldo da conta bancária. Você sabia que existem formas de estudar fora do Brasil sem que seja preciso gastar muito? De bolsas de estudos a financiamento coletivo via crowdfunding com pagamento via cartão de crédito ou depósito, há boas possibilidades para estudar fora sem a necessidade de altos investimentos. Confira abaixo algumas delas.

1. Bolsas de estudo

O programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal, é uma das melhores opções para estudar fora sem gastar muito. O governo planeja levar mais de 80 mil estudantes para o exterior até 2015. Os benefícios do Ciência sem Fronteiras incluem bolsa mensal, auxílio-instalação, material didático, passagens e seguro-saúde, e há mais de 30 países como destinos possíveis. A bolsa é oferecida para estudantes de cursos de graduação e pós-graduação. Entre outros programas de bolsas de estudos para o exterior, há o Santander Universidades, CNPq, Capes, Escala Estudantil, entre outros.

2. Ajuda online

Sites como o GoFundMe e o Catarse criam a possibilidade de levantar fundos na internet de forma coletiva. Os visitantes podem colaborar com depósitos ou pagamentos via cartão de crédito.

3. Au Pair

O Au Pair é uma modalidade de intercâmbio famosa e mais econômica. O programa permite estudar idiomas fora do Brasil e pagar estes cursos trabalhando como babá ou empregos do gênero.
Normalmente o estudante mora na casa da família e o único gasto é com deslocamento e possíveis refeições. A passagem aérea fica por conta do estudante, embora algumas famílias se disponham a pagar.

4. Viabilidade dos financiamentos

Financiar a viagem também é uma alternativa para quem não tem muito dinheiro disponível. Há empresas que parcelam o valor em até 36 vezes no cartão de crédito, enquanto outras aceitam pagamento em cheque. O parcelamento também pode ser usado na hora de comprar a passagem aérea. O número de parcelas a serem pagas com o cartão de crédito e eventuais juros variam de acordo com cada companhia aérea.

5. Países mais econômicos

Após conhecer as principais possibilidades de estudo fora do Brasil sem gastar tanto, você pode se perguntar quais são os destinos mais econômicos. A África do Sul é uma opção mais econômica para aprender a falar inglês, assim como a Austrália. Países próximos ao Brasil, como Chile, Argentina e Peru também são mais baratos. Mas se você não abre mão da França e da Inglaterra, evite as cidades maiores, como Paris e Londres. Agora que você já sabe quais são as melhores opções para estudar fora sem gastar muito, basta escolher uma delas e aproveitar a chance de aprender outro idioma.