< Volver a Finanças

3 novas regras do IOF para o cartão de viagem

Escrito por Pedro Da Silva

Os brasileiros comumente reclamam da quantidade de impostos que têm que pagar. No fim de 2013, o governo aumentou um deles e gerou revolta já que a cobrança de IOF para quem viaja para fora do país para cartões aumentou de 0,38% para 6,38%.

A alíquota aumentou esse valor para quem faz operação de câmbio para adquirir moeda estrangeira por cartão de crédito ou pré-pago. A explicação do governo para o aumento foi que a medida visa segurar os gastos da população no exterior.

Quando o IOF deve ser pago?

O IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) deve ser pago no momento em que ocorre a operação de câmbio. Quando o cartão de crédito é usado, o valor aparecerá na fatura do mês e os saques serão cobrados. No caso dos pré-pagos, o valor é pago já no momento em que o cartão é carregado.

Confira quais são as novas regras do IOF para o cartão de viagem:

1. Cartão de crédito no exterior: será cobrado 6,38% a mais na fatura. Isso ajuda a juntar mais pontos para milhas, mas tem como desvantagem a variação do dólar no momento de fechamento da fatura, que pode estar maior.

2. Cartão de débito no exterior: também tem custo de 6,38% a mais. A principal vantagem é que o valor do dólar que conta é o do momento em que o cartão é “carregado”, mas ao mesmo tempo não junta pontos para trocar por milhas aéreas.

Além das mudanças para cartão de débito e crédito, também houve mudanças para:

A) Compras com traveller’s check com o mesmo IOF de 6,38%

B) Carregamento de cartão pré-pago ou de viagem com o mesmo valor de IOF das opções acima.

As melhores alternativas para não ter prejuízo com as novas regras são:

1. Adquirir um cartão pré-pago internacional;

2. Abrir conta internacional;

3. Comprar moeda estrangeira em território nacional.

Em todas as opções acima, o IOF é de 6,38%.

Além disso, é recomendado optar por um cartão de crédito que ofereça benefícios como programa de fidelidade. Mesmo que o dólar possa variar, dificilmente o aumento será de mais de 10%. O cartão, acima de tudo, é a opção de pagamento mais cômoda. E também é importante levar um pouco de dinheiro em espécie para pequenos gastos.