< Volver a Finanças

10 dicas para economizar no enxoval do bebê

Escrito por Pedro Da Silva

Está chegando o momento e os futuros pais equilibram expectativa e planejamento para a chegada do novo membro da família. E como em tudo na vida, é melhor prevenir do que remediar. E vocês, já estão com tudo pronto?

O enxoval do bebê envolve investimentos financeiros e emocionais. Sobre o financeiro, um bom aliado para ajudar na organização financeira é o cartão de crédito, que, usado com consciência, se torna uma boa ferramenta para aproveitar promoções e fazer parcelamentos.

E já que o assunto é sua família, confira 10 dicas para economizar no enxoval do bebê e ganhe tempo para viver tudo o que esse momento traz consigo.

1- O dinheiro para o enxoval deve ser poupado desde que a gravidez é descoberta. Poupar dinheiro durante toda a gravidez faz com que o saldo final seja maior e seja acumulado de forma mais natural; inclusive depois.

2- Ao ver diversos itens e objetos fofos, é natural querer comprar a maioria. Mas é importante se prender ao que é essencial, como os móveis. Sempre faça pesquisas em diversas lojas para chegar aos melhores preços e dê preferência a lojas que oferecem pagamento em parcela no cartão de crédito sem juros.

3- É importante economizar nos detalhes. Você pode achar papéis de parede mais bonitos, mas eles também são mais caros. Tintas coloridas e com efeito de textura conseguem criar um visual original no quarto do bebê de maneira mais econômica. Ou que tal chamar aquele amigo artista para fazer um mural no quartinho do recém-nascido?

4- Aceite ajuda dos familiares e amigos. Se possível, reúna todos para confraternizar a novidade. Você pode solicitar que os convidados levem fraldas de presente, por exemplo. É incrível como as contribuições superam as expectativas e muitos problemas em aberto começam a serem solucionados simplesmente ao compartilhar o momento.

5- Aproveite para fazer um chá de bebê. O recomendado é que ele seja realizado durante o sétimo mês de gestação. Para organizar o chá, não deixe de fazer uma lista com os itens mais importantes para o enxoval.

6- Pegue dicas com familiares e amigos que já tiveram filhos para entender quais são os itens mais indispensáveis. Além disso, também pode ser de bom tom fazer permutas de roupas, brinquedos, acessórios e livros infantis. Sabe aquela questão sem saída? É bem capaz que alguém muito próximo a você tenha uma solução super criativa e simples.

7- Uma das dicas mais importantes para economizar com o chá de bebê é investir em roupas grandes. Elas não devem ficar estranhas ou desconfortáveis, mas comprar roupas de tamanho um pouco maior garante que o bebê possa usá-las por mais tempo. Comprar aquele tênis hiper fashion nem sempre é uma boa ideia se você busca economizar, e o lindo calçado só será usado por um ou dois meses.

8- Fique atento à época do ano que o bebê irá nascer. Se for durante o verão, foque em roupas especiais para dias mais quentes e deixe as feitas de lã para os dias mais frios.

9- Sempre verifique a qualidade das roupas e brinquedos que irá comprar. Muitas vezes, um item que parece barato pode perder o uso em pouquíssimo tempo. Por outro lado, às vezes um investimento em uma peça de qualidade pode ajudar a postergar a necessidade de compra de uma nova.

10- Apesar de ser possível comprar alguns itens com antecedência, aguarde saber o sexo do bebê para comprar muitos objetos ou roupas adequadas. Também vale a pena investir em peças unissex, já que algumas roupinhas ficam bem em meninos e meninas.

Siga as dicas para planejar o enxoval de bebê com mais eficiência e economia. O momento é único e merece toda a preparação possível! Ainda não tem cartão de crédito? Então não perca tempo e solicite já o seu com Compara.