< Volver a Carros

Vale a pena comprar carro por leasing?

Escrito por Pedro Da Silva

Ao decidir comprar um carro, há algumas opções de financiamento, como consórcio e leasing. Você sabe o que significa o termo leasing? O leasing é um tipo de financiamento misturado com sistema de locação, que permite que o cliente compre o veículo ao final do contrato.

Para optar ou não pelo leasing, é importante conhecer bem suas características e as responsabilidades do contratante e da empresa. O contratante fica responsável por detalhes como seguro do auto, por exemplo, enquanto a empresa financeira é a proprietária legal do carro.

Como funciona

O leasing possui contrato com duração mínima de 24 meses. A duração máxima varia e pode ser de 30, 36 ou 42 meses, dependendo da negociação prévia entre ambas as partes.
E o leasing funciona da seguinte forma: a empresa compra um automóvel e o repassa ao contratante. O contratante, por sua vez, paga um valor de aluguel mensal. O leasing individual permite que o cliente escolha detalhes como modelo do carro, valor a pagar e prazo de pagamento.

Características

Caso o valor do leasing seja baixo, ao final do contrato haverá um resíduo a ser quitado. O valor residual é a diferença entre o valor do carro e o que foi pago durante o período de contrato.
Algumas empresas permitem que o cliente escolha o quanto sobrará de resíduo ao final do contrato. Já a modalidade de valor residual garantido não conta com resíduo ao término.

Para que as prestações sejam corrigidas, o valor é calculado como é feito num financiamento comum. O estilo mais usado é o pré-fixado, que embute juros e conta com prestações fixas. O leasing pode ser feito por pessoas físicas ou jurídicas.
Apesar do automóvel ser propriedade da empresa durante todo o contrato,o contratante é o responsável pelos gastos de manutenção, eventuais multas e seguro do automóvel.

Vale a pena?

A desvantagem do leasing é que, até o final do contrato, o carro não será seu. Em casos de imprevistos, por exemplo, não será possível vendê-lo. E a opção de liquidação antecipada só pode ser feita após 3 anos de contrato.

Já a sua vantagem é que o leasing representa menor risco para a empresa quando comparado ao financiamento tradicional. Por isso os juros praticados costumam ser mais baixos, além de não ter incidência de IOF (há apenas incidência de ISS).

Para decidir se vale a pena ou não optar pelo leasing, deve-se levar em conta gastos como seguro de carro e manutenção, além das vantagens e desvantagens da modalidade para concluir qual pesa mais para o seu perfil.