< Volver a Carros

Idosos são as principais vítimas do trânsito de São Paulo

Escrito por Larissa Ferreira

Os idosos representam um terço das vítimas de atropelamentos no estado de São Paulo, revela pesquisa da Infosiga-SP, divulgada pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. Os dados da pesquisa revelam ainda que o atropelamento de pedestres é a segunda maior causa de mortes no trânsito paulista, no mês setembro, deste ano.

acidentes trânsito

De janeiro a setembro, deste ano, mais 4 mil pessoas perderam a vida no trânsito de São Paulo.  Motociclistas e pedestres são as maiores vítimas de acidentes no tráfego. Só em setembro, foram 140 mortes envolvendo motociclistas e 139 pedestres.

Outro fato levantado pela pesquisa que chamou a nossa atenção é que mais de 50% dos acidentes fatais aconteceram no fim do dia, a partir das 18 horas (até 6hs) e mais 49,6% das ocorrências foram no sábado e  no domingo.

Os números assustam, mas também mostram melhorias, mesmo que tímidas. Comparando o número de acidentes com vítimas nos últimos 9 meses de 2017, que equivalem a 134.946 casos, com as ocorrências do ano passado, foram 144.084 casos, constata-se que houve uma redução de 6,3%. Mas, ainda há muito o que melhorar e a direção responsável é o melhor caminho.

acidentes transito com vitimas

Fonte: Infosiga-SP

Como mudar essa realidade?

94% dos acidentes com mortes são causados por falha humana e é para mudar essa situação que o Movimento Paulista de Segurança, iniciativa do Governo de São Paulo, busca criar políticas públicas efetivas e também conscientizar: motoristas, motociclista, pedestres e ciclistas que a segurança no trânsito é um dever de todos.

Você também pode fazer a diferença! Confira abaixo algumas dicas, para você motorista, que podem ajudar a evitar acidentes e a salvar vidas.

Dicas para dirigir com mais segurança e evitar acidentes

  • Faça a revisão do seu carro a cada 10 mil KM.
  • Não esqueça de usar sempre o cinto de segurança, o mesmo vale para os passageiros do banco traseiro.
  • Lembre de ajustar os espelhos retrovisores e o banco antes de dar partida ao carro.
  • Respeite sempre a sinalização de trânsito e dê preferência aos pedestres.
  • Não ande colado no carro da frente! Mantenha uma distância segura de 1,5m. O mesmo vale para ciclistas.
  • Mantenha os faróis acessos na estrada para ter mais visibilidade.
  • Choveu? Diminua a velocidade!
  • No caso de um imprevisto, pare em um local seguro, ligue o pisca alerta e sinalize o problema colocando o triângulo na parte de trás do veículo com um recuo de 30 metros de distância.
  • E não esqueça do seguro auto! O seguro te ajuda no caso de colisões e acidentes. Na Compara você pode cotar e contratar o melhor seguro auto, comparando preços e vantagens das melhores seguradoras do mercado.

Leia mais:

https://www.comparaonline.com.br/blog/seguros/2017/05/3-tecnologias-que-ajudam-a-seguranca-no-transito/

https://www.comparaonline.com.br/blog/seguros/2017/05/dirigindo-noite-com-seguranca/

https://www.comparaonline.com.br/blog/seguros/2017/04/4-erros-recorrentes-uso-cinto-de-seguranca/