< Volver a Carros

Como identificar o alinhamento incorreto do veículo?

Escrito por Pedro Da Silva

Quando os pneus não estão corretamente alinhados, acabam se desgastando de forma excessiva, o que diminui a sua vida útil, prejudicando a suspensão do carro e consumindo ainda mais combustível. É necessário que se saiba como identificar o alinhamento incorreto dos pneus e, se precisar, utilize os serviços oferecidos pelo seguro automotivo para resolver o problema e prevenir acidentes.

Causas do desalinhamento

Dentre as causas mais comuns do desalinhamento dos pneus estão: as batidas em obstáculos, o tráfego em locais de difícil acesso (como em vias cobertas por muita lama ou pedregulhos), ter passado sobre buracos, calibragem inadequada e o próprio desgaste da suspensão.

Os riscos de dirigir com pneus desalinhados

O seguro do automóvel oferece uma importante assistência em qualquer eventualidade, porém para trafegar com segurança é preciso manter todos os itens do veículo em boas condições.
Pneus desalinhados costumam ficar desgastados mais de um lado do que do outro. O que prejudica sua capacidade de aderência ao solo. Com isto, a frenagem fica comprometida, fazendo com que o carro percorra uma distância maior até parar por completo.

É possível perceber que o carro apresenta um desvio de trajetória quando o alinhamento está incorreto, como se puxasse para um lado, representando um comprometimento da dirigibilidade e o risco de se envolver em acidentes, principalmente nas curvas e em vias de grande tráfego de veículos.

Como identificar o alinhamento incorreto do veículo

Além de sentir que o carro “puxa” a direção para um dos lados, outro sinal comum do desalinhamento é o típico barulho dos “pneus cantando” quando o veículo faz uma curva ou mesmo em linha reta. Para prevenir esse problema, é preciso verificar o alinhamento da direção a cada 10 mil quilômetros rodados, ou sempre que o veículo tiver sofrido alguma batida.
Estas medidas preventivas garantem maior vida útil dos pneus e da suspensão, além da segurança dos usuários que trafegam com o veículo, evitando acidentes e o acionamento do seguro do auto.

Prevenção é fundamental

O seguro de carro não precisa ser acionado somente em caso de acidentes. Vale a pena aproveitar as vantagens oferecidas pela rede de estabelecimentos credenciados para manutenções periódicas, incluindo balanceamento de pneus e alinhamento de direção. A prevenção de riscos com a manutenção regular do veículo é sempre a melhor opção.

Com Compara você encontra todas as opções de seguro auto do mercado e pode escolher a que melhor se adequa ao seu perfil. Acesse e confira!