< Volver a Carros

Os gastos existentes ao possuir um automóvel

Escrito por Pedro Da Silva

Além dos gastos com combustível e a parcela mensal do financiamento, existem outras despesas que muitas vezes passam despercebidas na hora de comprar um automóvel.

Para não ter surpresas que comprometam o orçamento no futuro, é bom conhecer a fundo os gastos existentes ao possuir um automóvel e, assim, escolher um modelo que caiba no bolso. Veja algumas destas despesas e programe-se:

IPVA

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é cobrado pelo governo estadual e deve ser pago uma vez ao ano. Vale lembrar que a alíquota do imposto varia de acordo com o modelo do veículo e com o estado onde está registrado.

DPVAT – Seguro Obrigatório

O DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) é dedicado ao amparo das vítimas de acidentes de trânsito, e qualquer pessoa pode requerer a indenização. O seguro DPVAT deve ser pago juntamente com o IPVA, uma vez ao ano. O valor não é alto, mas precisa ser contabilizado no orçamento.

Licenciamento

O licenciamento de veículos é destinado ao DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) e serve para atestar – após revisões e testes agendados – que o veículo tem condições de circular nas vias terrestres. O valor do licenciamento é variável de acordo com cada estado e seu pagamento também é anual. Para licenciar o carro, é preciso estar com os outros encargos em dia, como: IPVA, DPVAT e multas quitadas.

Seguro carro

Para calcular o valor do seguro é preciso levar em conta todas as variáveis: idade e sexo do condutor, região onde o carro pernoita, se possui garagem ou não, se é utilizado para trabalho ou lazer, dentre outras. Outro fator determinante para o cálculo do seguro carro é o ano e o modelo do veículo, pois, embora muitos não saibam, carros mais antigos costumam ter um valor de seguro mais alto, de acordo com a dificuldade em encontrar peças de reposição no mercado. 

Para planejar esse tipo de despesa indispensável para a tranquilidade do proprietário, a melhor opção é fazer uma simulação. Em alguns casos, a diferença do valor do seguro carro pode variar em até 80% de uma empresa para outra.

Combustível

Os veículos mais econômicos em termos de consumo de combustível são os que possuem motor 1.0. Um carro movido à gasolina, considerado de baixo consumo, chega a 15 km por litro na estrada e 9 km por litro na cidade. Para se programar para esse gasto, vale a pena pesquisar qual é o consumo médio do veículo e calcular a despesa mensal já que nem todos os modelos consumem da mesma forma. 

Estacionamento

Mesmo que se possa contar com estacionamento em casa e no trabalho, as idas ao shopping, clínicas, restaurantes ou centros comerciais podem fazer com que este custo seja elevado. Nas maiores cidades do país, o custo mensal com estacionamento pode ultrapassar o valor de um salário mínimo.

Manutenção

É preciso contabilizar os gastos regulares com troca de óleo e filtros, revisões, balanceamento, geometria, troca de pneus, alinhamento de direção e outros. Esses gastos variam bastante de um fornecedor para outro, o que torna a pesquisa de preços e qualidade dos serviços fundamentais. Outra despesa que passa despercebida é a lavagem do carro, que varia de acordo com o tamanho do veículo, o tipo de lavagem e o prestador do serviço.

Despesas eventuais

Ter reservas para os gastos eventuais, como a franquia do  seguro carro, a troca ou conserto de alguma peça, pedágios e multas é fundamental. Por mais difícil que seja determinar estes valores, vale a pena contar com reservas no orçamento para resolver qualquer eventualidade.

Faça uma simulação seguro auto online para descobrir o valor do seu seguro automóvel antes de fechar negócio e conte com quem mais entende do assunto.