< Volver a Carros

O que evitar para receber a indenização

Escrito por Pedro Da Silva

São muitas as dúvidas quando o assunto gira em torno do seguro carro. Uma delas é a que diz respeito ao que evitar para receber – sem complicações – a indenização por parte da seguradora. Por esse motivo, listamos alguns itens importantes que requerem muita atenção e devem ser levados em conta pelos segurados.

O carro está com pagamentos em atraso

Caso o veículo seja furtado ou roubado antes do seguro carro ser quitado e tenha algum imposto e multa não paga, o valor dessa pendência será descontado pela seguradora na indenização. Porém, no caso de problemas com a documentação, pode ser exigido pela seguradora a regularização dos documentos antes de efetuar o pagamento.

Informações desatualizadas

É preciso ter muita atenção com todos os detalhes, principalmente, quando o motorista renova automaticamente sua apólice e acaba não atualizando seu cadastro. Caso haja roubo e o segurado não esteja com as informações corretas, há grandes chances da seguradora recusar a indenização. Por exemplo, caso o endereço em que o veículo pernoita tenha mudado, você terá que informar o mais breve possível para não dar margem a problemas com o seu seguro carro.

Veículo conduzido por motorista embriagado

Essa é uma questão recorrente e passa a se tratar de um caso legal. A seguradora irá tirar provas – de acordo com os testes de embriaguez feitos logo após o acidente – que podem ser obtidas pelo teste do bafômetro, ou, caso o motorista se recuse a fazê-lo, o policial irá analisar a aparência do condutor, avaliando se está ou não embriagado. Caso a seguradora se recuse a pagar por suspeita de embriaguez – mesmo sem provas concretas – o segurado pode objetar judicialmente.

Fraude no formulário

É comum pessoas preencherem no formulário que o endereço de pernoite do seu carro é o da casa do campo, frequentada apenas no final de semana, por exemplo. Esse tipo de ação é muito comum principalmente com segurados que moram em bairros onde a incidência de roubos é grande. Dessa forma, colocando o endereço de uma cidade onde o índice de roubos é menor, o seguro carro sairá mais barato. Porém, é uma prática caracterizada como fraude e a seguradora pode não pagar a indenização – por motivos óbvios.

Acidente com o carro emprestado

Aparentemente não há mal algum em emprestar o carro a um amigo ou namorada. Entretanto, isso pode acabar sendo um problema caso haja algum acidente. A seguradora pagará os danos se o condutor (neste caso amigo ou namorada) for maior de 18 anos, tiver habilitação válida, não estiver embriagado e usar o carro apenas eventualmente. Se algum desses itens não se cumprem, o pagamento da indenização será recusado. 

Antes de escolher seu seguro carro, compare ofertas e planos em Compara.