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Como escolher os pneus ideais para seu carro

Os pneus são os responsáveis pela estabilidade do carro durante a rodagem

Escrito por Pedro Da Silva

Os pneus transformam a tração do veículo em movimento e são os grandes responsáveis pela estabilidade do carro durante a rodagem. Quando estão corretamente instalados, previnem acidentes e o acionamento do seguro do automóvel. Mas você sabia que cada veículo requer um tipo de roda e de pneu diferentes?

Tipos de pneu
Os pneus de aro convencional, de 12 a 16 polegadas, são ideais para uso urbano cotidiano, silenciosos e comumente podem ser encontrados nos carros médios.
Os pneus com aros maiores, de 17 e 20 polegadas, também são mais largos e considerados de alta performance, pois oferecem alta aderência e estabilidade ao veículo, principalmente em altas velocidades.
Pneus de 20 e 22 polegadas são ideais para utilitários como picapes e também muito utilizados em veículos off-road. O seu diferencial é suportar qualquer tipo de terreno, principalmente estradas com lama, pedras e grandes sulcos.

Vale a pena lembrar que, se tiver dúvidas, a rede de lojas credenciadas do seu seguro de veículo oferece vantagens como: assessoria na escolha do pneu mais adequado para o seu carro e serviços de troca agendada.

Partes do pneu
Por fora talvez não pareça, mas o pneu é uma obra complexa de engenharia, com diversas estruturas diferentes em camadas, cada qual com sua função. As companhias de seguro de carro alertam para a importância de sempre observar o estado dos pneus. Por isso, é bom conhecer cada parte dele:

Banda de rolagem: esta é a parte do pneu que entra em contato com o solo, com partes altas e baixas por onde a água escoa, não deixando o carro derrapar.

Carcaça: é a parte mais resistente, normalmente composta por lonas de poliéster, aço ou nylon. Foi feita para suportar peso e os choques durante a rodagem. Nos pneus radiais, existem cintas na carcaça, para aumentar a resistência.

Lonas: mantém a área de contato entre o pneu e o solo, e são agrupadas em feixe.

Nervura central: quando o pneu roda em contato com o solo, a nervura central é que mantém a circunferência dele.

Ombro: apoia a estrutura do pneu nas curvas.

Talões: são arames de alta resistência, confeccionados em aço, que mantém a fixação entre o pneu e o aro da roda.

Como entender os códigos impressos no pneu?

Embora algumas pessoas não saibam, aquelas inscrições laterais no pneu oferece detalhes de utilização do item. Cada letra e número contém códigos importantes. Veja um exemplo:

P1 185/65R14 86T
P: pneu para carro de passeio
1: modelo do fabricante
185: largura do pneu
65: quanto menor este valor, menor será o perfil do pneu, pois este é um índice obtido através da medida da largura dividida pela altura
R: pneu com estrutura radial
14: o aro do pneu
86: o peso máximo que o pneu suporta, no formato de índice de carga. No caso, o índice 86 significa 530Kg

T: esta letra significa a velocidade máxima de 190 Km/h, a qual o pneu suporta

Pneus adequados e bem conservados são imprescindíveis para a segurança de todos os que estão em trânsito. Para qualquer imprevisto, tenha sempre em mãos o cartão do seu seguro do auto e garanta a sua tranquilidade e de sua família em qualquer lugar. Com todos estes dados, é possível perceber que para escolher o pneu mais adequado, é preciso levar em conta as características do veículo, o tipo de utilização que lhe será dada, os padrões das vias por onde costuma rodar e o peso que pretende transportar.