< Volver a Carros

Dicas para fazer o test-drive no carro novo

Escrito por Pedro Da Silva

Antes de formalizar o contrato da compra do carro novo, é imprescindível saber se o modelo adquirido é o mais indicado às suas necessidades. Além de buscar por bons preços e acessórios, é interessante saber como o carro funciona em situações específicas. Tais decisões devem ser tomadas, prioritariamente, após a realização de um test-drive.

Todas as concessionárias disponibilizam modelos para test-drive. Basta o futuro comprador exigir este direito. Porém, existem algumas dicas que tornam o processo mais proveitoso e funcional.

Como escolher o melhor modelo?

– O carro irá enfrentar trânsito intenso e congestionamentos?
– Os itinerários comuns apresentam ladeiras ou ruas esburacadas?
– O carro irá servir uma única pessoa ou uma grande família?
– O automóvel será submetido à estradas de terra?
– O carro será utilizado para longas viagens?

Dicas para fazer um bom test-drive

1. Faça o test-drive seriamente. É importante deixar transparecer ao vendedor que você está realmente interessado na compra do modelo e que, portanto, ele deverá repassar informações sobre o modelo de forma clara, precisa e objetiva.

2. Ao sentar no banco do carro, comece as primeiras análises: confira os acessos aos comandos básicos do automóvel, console e repartições distribuídas na parte interna do veículo. Não se esqueça de analisar o porta-malas, bem como os sistemas de ajustes dos bancos.

3. Combine, diretamente como vendedor, o tempo de duração do test-drive. Muitas concessionárias oferecem, por exemplo, apenas algumas voltas em quarteirões próximos. Porém, o indicado é que o carro seja submetido a um trajeto o qual será rotineiro após a compra.

4. Mantenha o sistema de som desligado. Evite também conversas paralelas com o vendedor. Lembre-se de que é difícil ouvir ruídos em carros novos. Por isso, quando mais silêncio durante o trajeto, melhor.

5. Analise os aspectos mecânicos: analise o trabalho da suspensão do carro, tanto em curvas bruscas como em ruas esburacadas. Veja também se o motor apresente uma boa elasticidade, principalmente em momentos de trânsito intenso.

A importância do seguro do automóvel

Depois de realizar o test-drive e escolher o modelo ideal, o próximo passo é escolher e contratar o seguro de veículo. Dependendo do modelo do carro e das características do(s) condutor(es), uma modalidade de seguro de carro é indicada.

A melhor maneira de pesquisar e contratar o seguro do auto é através da internet. O site Compara disponibiliza aos condutores todas as informações necessárias sobre os seguros automotivos, sempre em conjunto com as melhores empresas do setor. Além de assegurar a proteção ao automóvel, os seguros oferecem muito mais tranquilidade ao motorista!