< Volver a Carros

Como tirar o amarelado dos faróis?

Escrito por Pedro Da Silva

Faróis amarelados não interferem apenas na estética do automóvel. Podem, também, comprometer a direção noturna, já que o aspecto fosco prejudica a atuação do facho de luz, iluminando a estrada de forma insuficiente, a esse respeito, pesquisas apontam que pode ocorrer uma redução de até 30% na visibilidade. A má iluminação pode, inclusive, provocar acidentes, fazendo-se necessárias as chamadas ao seguro de carro.

A melhor maneira de evitar tais inconvenientes é realizar, de forma contínua, a limpeza dos faróis. Muitos não sabem, mas é possível eliminar o amarelado dos faróis de forma simples e econômica.

Por que os faróis amarelam?

Você sabe por que os faróis dos automóveis ficam amarelados? A resposta é bem simples e está ligada, diretamente à manutenção incorreta da peça. Os faróis modernos são fabricados em policarbonato e, por isso, exigem cuidados rotineiros, tal como o enceramento. Quando os faróis não recebem a cera regularmente, acumulam poeira, areia e outras impurezas, ocasionando a alteração da cor.

Limpeza caseira

Não é preciso muito dinheiro para manter os faróis livres do amarelado. Com uma solução caseira simples, é possível mantê-los limpos e 100% funcionais durante a direção noturna.

Para realizar a limpeza, separe uma lixa d’água número 1100, massa de polir, estopa, pano seco e água. Molhe os faróis e lixe por cerca de 10 minutos. É preciso manter a atenção para que o farol esteja sempre úmido, caso contrário, o efeito da lixa não será positivo. Após a secagem dos faróis, aplique a massa de polir e, com a estopa, esfregue com força. A massa será responsável pela eliminação da sujeira. Finalize lavando os faróis com água.

Serviço profissional

Quem deseja economizar no processo, pode contar com auxílio de profissionais. Aliás, recuperar os faróis é bem mais vantajoso do que trocá-los: um par de faróis novos custa cerca de 300 reais, enquanto a limpeza não sai por mais do que 10% desse valor.

Antes de optar por um estabelecimento, é interessante consultar a companhia de seguro do automóvel, a fim de obter uma relação de empresas confiáveis!

Se você tiver alguma dúvida com o seguro do auto, ou até mesmo outras dúvidas relacionadas à manutenção do seu veículo, acompanhe as atualizações do ComparaOnline.