< Volver a Carros

Como evitar acidentes em cruzamentos?

Escrito por Pedro Da Silva

PARE – uma palavra de apenas duas sílabas que pode evitar acidentes se você respeitar a sinalização de trânsito, principalmente nos cruzamentos. De acordo com especialistas, 90% dos acidentes ocorrem por falha humana, e com certeza você não tem intenção de aumentar ainda mais essa estatística alarmante, muito menos vai querer usar o seguro do automóvel para uma situação que poderia ser evitada.

Dados do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) apontam que 35% dos acidentes que acontecem nas grandes cidades são em cruzamentos. A maioria desses locais, apesar de sinalizados e com semáforos, são muito movimentados, com grande fluxo de trânsito, favorecendo as colisões transversais. Muitas vezes a visão do motorista diminui por causa de carros estacionados, bancas de jornais, lixeiras, cartazes, etc, posicionados na esquina do cruzamento, formando um ponto cego. Por isso, a atenção deve ser redobrada e a velocidade reduzida ao cruzar uma via urbana.

Portanto, fica clara a regra de ouro para atravessar um cruzamento exposta no artigo 44 do Código Brasileiro de Trânsito, que diz que o motorista deve ter prudência máxima ao se aproximar de qualquer tipo de cruzamento, e transitar em velocidade moderada para que haja tempo de frear com segurança e dar passagem a pedestres e outros veículos com direito à preferência.

 

Dicas para não causar acidentes nos cruzamentos:

 
1- Ao parar em um cruzamento e o sinal estiver vermelho aguarde e só arranque quando o farol verde acender, mesmo que outros motoristas mais apressados deem a partida antes. Quanto ao sinal amarelo, reduza a marcha e pare. Só continue atravessando se já estiver no meio do cruzamento ou perceber que com uma parada brusca o veículo de trás pode colidir. Mas, se acontecer algum acidente providencie seus direitos junto ao seguro do auto.

2- Se aparecer uma placa sinalizando parada no seu sentido de direção, pare, observe bem antes de atravessar e só siga quando se certificar de que há condições.

3- Em cruzamentos sem sinalização e sem semáforo, o Código Brasileiro de Trânsito diz que tem preferência o motorista que se aproxima pela direita. No caso de rotatórias na via, a preferência é de quem já está circulando.

4- Não faça ultrapassagens nos cruzamentos e tome cuidado com as conversões à esquerda.

5- A parada é obrigatória na travessia de vias férreas.

6- Pedestres e veículos não motorizados sempre têm preferência.

Mas de nada adianta sinalização, multas e aumento de fiscalização se não houver respeito e educação no trânsito. Acidentes continuarão acontecendo em toda parte, não só nos cruzamentos. Enquanto isso, dirija com responsabilidade e não deixe de fazer seguro de carro. Nunca se sabe quando vai ser preciso.