< Volver a Carros

Como dirigir com segurança na neblina?

Escrito por Pedro Da Silva

Você está se preparando para viajar e já escolheu as melhores roupas para levar, fez as malas, traçou seu roteiro turístico, pagou o seguro do automóvel e deu uma geral no possante. Só falta consultar as condições do tempo e da estrada que vai te levar ao destino.

Mas você sabe por que isso é importante? Se você vai para uma região serrana, de praia, ou próximo a lagoas e rios é bem provável pegar neblina em algum trecho da estrada. Essa cerração ou nevoeiro costuma aparecer rapidamente à noite e ao amanhecer dificultando muito a visibilidade do motorista e deixando a pista molhada, o que pode dificultar uma frenagem.

Apesar de ser agradável aos olhos e ter um certo ar de mistério, é preciso cuidado para dirigir nessas circunstâncias. A neblina é o resultado do choque de temperatura entre uma massa de ar quente e uma massa de ar frio, e dependendo da época do ano, pode ser mais leve ou mais densa.
Separamos algumas dicas para dirigir com segurança na neblina, confira!

1- Ande com a velocidade reduzida e mantenha uma boa distância dos veículos. Se você não estiver vendo as lanternas do carro à sua frente é sinal de que o nevoeiro aumentou. Vá diminuindo a velocidade aos poucos para que o motorista que está atrás faça o mesmo, e todos sigam em segurança.

2- Oriente-se pelas faixas de sinalização da pista.

3- Se perceber algum problema no motor do carro ou o pneu furar, pare em um posto de serviços e acione o seguro do auto para fazer o reparo. Não pare no acostamento, é arriscado.

4- Nunca use o farol alto, pois o facho de luz é muito forte e reflete as gotinhas de vapor da neblina que voltam para seus olhos dificultando a visão, além de ofuscar o motorista que está no sentido contrário. O certo é usar o farol de neblina que tem o facho em forma de leque, mais largo e curto, com alcance de 10 a 15 metros e fica estrategicamente instalado a 30 cm do chão, concentrando a iluminação onde a neblina se forma. Na falta dele, use o farol baixo.

5- Mantenha o ar condicionado ligado ou os vidros abertos para o carro não ficar embaçado. Verifique se as palhetas estão em bom estado e se o reservatório de água do lavador está completo.

6- Não faça ultrapassagens e não dirija na pista de rolamento de ônibus e caminhões.

Seguindo todas as regras de trânsito que um bom motorista conhece, e redobrando os cuidados na situação de neblina, você evita acidentes e viaja tranquilo. Mas se acontecer algum imprevisto não hesite em chamar o seu seguro de carro, afinal, é para isso que você tem um.