< Volver a Carros

Como descartar o óleo usado do seu carro?

Escrito por Pedro Da Silva

Além de precisar de um bom seguro de carro, nossos automóveis também requerem manutenção constante e isso inclui a troca de óleo lubrificante.

Usado pelos mais variados veículos, de carros a ônibus, incluindo motos, caminhões, navios e até aviões, entre outros meios de transporte, o óleo lubrificante é um derivado do petróleo e contamina o ambiente (solo, rios e lençóis freáticos) se descartado de maneira incorreta. Assim como é importante descartar o óleo de cozinha usado de maneira adequada, também devemos ter esse cuidado em relação ao óleo automotivo.

Um motorista consciente vai além da contratação do seguro do auto, e procura também diminuir o impacto de seu veículo no meio ambiente. O óleo automotivo descartado é muito tóxico, mas ainda apresenta entre 80% a 85% de “óleo lubrificante básico”, que pode ser reutilizado depois de extraído, num processo denominado “rerrefino”. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) determina que todo óleo automotivo descartado deve ser reaproveitado através do processo.

O rerrefino é realizado por “rerrefinador”, que retira as partículas tóxicas do óleo usado e aproveita o material que pode ser reutilizado; assim, os proprietários do carro ou mecânico que retirou o óleo do veículo devem manter o produto em um recipiente isolante até entregá-lo ao revendedor da marca ou a um coletor autorizado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). O isolamento é necessário não apenas para o óleo não contaminar o meio ambiente, como também para não se misturar a outras substâncias, dificultando ou até impedindo seu reaproveitamento.

A CONAMA também determina que o consumidor pode exigir que o revendedor do óleo realize sua troca em condições ideais, descartando o produto de acordo com as resoluções ambientais brasileiras. Lembrando que óleos lubrificantes também são usados em máquinas agrícolas, como tratores e colheitadeiras, e até em algumas ferramentas, como serras elétricas. No caso dos proprietários não puderem levar seus veículos agrícolas para o local de descarte, é necessária a visita de um coletor autorizado.

Sabendo como descartar o óleo maneira correta, você pode dirigir mais tranquilo. Não esqueça também de conferir se seu atual seguro do automóvel atende a todas as suas necessidades. Se estiver em dúvida, realize uma cotação online gratuita conosco e conheça as diversas opções de seguro.