< Volver a Carros

Cinto de segurança para animais de estimação?

Escrito por Pedro Da Silva

Antes de colocar a sua família e seu animalzinho de estimação dentro do carro e partir para as férias, é importante saber que os bichinhos também necessitam de cuidados com a segurança. Mesmo sabendo que transportar animais inadequadamente é perigoso e gera multas, alguns proprietários não adotam os acessórios necessários.

Para uma viagem tranquila, tanto para você quanto para seu cachorrinho, é preciso muito mais do que um seguro do auto e um carro em boas condições. Veja nossas dicas!

Riscos e perigos

As viagens com passageiros de 4 patas merecem atenção redobrada. Apesar de parecer tranquilo, um acidente pode se tornar mais brusco e violento para o cachorro, caso este não esteja devidamente acomodado. Para se ter uma ideia, o impacto de um cãozinho de apenas 5 kg pode chegar à uma força de quase 100 kg em uma simples freada. A situação se agrava caso o animal esteja no banco frontal.

Também há riscos para os motoristas: animais soltos dentro do veículo podem distrair o condutor, bem como surpreendê-lo durante a viagem, ocasionando em acidentes, muitas vezes graves – necessitando, inclusive, de chamadas às companhias de seguro do automóvel.

Acessórios de proteção

O mercado brasileiro disponibiliza algumas opções de acessórios que protegem os cães. Dois dos mais utilizados são:
1- Cinto especial: pode ser utilizado tanto por cães quanto por gatos. As fitas, que se adaptam ao corpo do animal, o prendem no assento através da fixação no cinto de segurança do auto. Esta modalidade é mais indicada para cães.

2- Caixa de transporte: as caixas devem ser compradas no tamanho certo, de modo que o cão consiga girar com facilidade dentro dela. Devem ser presas firmemente no automóvel, a fim de garantir a segurança do animal. Para deixar a viagem mais aconchegante, é interessante forrar a caixa com os panos e cobertores utilizados pelo cãozinho, bem como levar os brinquedinhos do dia a dia.

Animais desprotegidos, orçamento comprometido

Além da falta de proteção, não utilizar os acessórios de segurança pode acarretar em multas para os motoristas, além da anotação de pontos na CNH: se o cachorro saltar para o lado do condutor, ou ainda viajar entre suas pernas ou braços, a multa é de R$85,13 + 4 pontos na carteira. Para animais transportados nas caçambas dos utilitários, o valor da multa sobe para R$127,69 além de 5 pontos na CNH.

Na próxima viagem com a família você já sabe: além de contratar um seguro de carro, lembre-se de garantir a segurança do seu pet!