< Volver a Carros

8 dicas para alugar um carro sem dor de cabeça

Escrito por Pedro Da Silva

Famílias com crianças, executivos viajando a trabalho, casais em lua de mel e grupos de amigos, entre outros perfis de turistas, podem se beneficiar com o aluguel de um carro durante as férias ou viagem, por causa da praticidade, conforto e economia que proporciona.

Ou seja, nada melhor do que chegar no lugar de destino e já saber que terá à disposição um veículo para ir aonde vocês queiram, na hora que queiram, e ter total liberdade de deslocamento. Mas para não ter dor de cabeça, siga estes passos:

1. Durante a assinatura do contrato, você provavelmente pagará uma taxa a mais, como um seguro do auto, mas que na realidade é uma tarifa de proteção caso algum acidente venha a ocorrer, inclusive com vítimas. Leia atentamente seu contrato e tire todas as suas dúvidas.

2. O pagamento é feito com cartão de crédito, no momento da locação. Algumas empresas cobram por diária, e outras por quilômetros rodados. Taxas cobradas a mais no caso de atrasos na devolução do veículo também devem estar no contrato.

3. Ao receber o carro, o tanque estará cheio, e você precisa devolvê-lo com o tanque cheio também.

4. Antes de sair dirigindo, examine o carro atentamente, para saber se não há riscos, partes amassadas, ou se os faróis, buzina e outros equipamentos de segurança do veículo estão funcionando bem. O ideal é fazer um curto “test-drive” com o carro antes de alugá-lo. Qualquer imperfeição que você não identifique pode chegar a ser cobrada no ato da devolução, por isso: fique realmente atento.

5. No caso de multas, o locatário deve efetuar o pagamento. No caso de acidentes, algumas empresas cobram entre 10% a 20% do preço do veículo para cobrir os danos.

6. Antes de alugar um carro no exterior, esteja ciente que vai estar subordinado às regras do país em relação ao aluguel de veículos. No Brasil, a área é regulamentada pelo Código de Defesa do Consumidor.

7. Você pode pagar a mais por alguns acessórios, como cadeirinha para bebês e GPS. Consulte a locadora de carros para saber o que ela oferece.

8. Quanto mais sofisticado o modelo do carro, mais caro o aluguel. Prefira modelos confortáveis, mas sem luxo, se quiser economizar. Na verdade, o ideal é escolher o veículo indicado para a atividade que vocês irão desenvolver. Se for uma região de praias ou natureza virgem, que tal escolher um modelo off-road? Se for na cidade, a melhor opção são os mais discretos e confortáveis.

Seguindo essas dicas, você poderá assinar o contrato com tranquilidade. Para seu próprio carro, você também vai precisar de um bom seguro auto para trafegar tranquilo. Com Compara você pode realizar cotações gratuitas quantas vezes quiser e escolher a melhor opção.