< Volver a Carros

8 dicas de ouro antes de alugar um carro

Antes de sair da locadora, faça uma vistoria completa e minuciosa no carro

Escrito por Pedro Da Silva

Alugar um carro é uma opção que pode trazer comodidade e mobilidade incomparáveis, quando se está em viagem. Mas, para que tudo saia bem, é preciso ficar atento a algumas dicas.

1- Documentos do veículo

Antes de fechar negócio, verifique se a documentação do veículo está em dia, o que inclui impostos e taxas regulares, além da manutenção periódica. Essa precaução evita contratempos em fiscalizações.

2- Seguro do automóvel

É importante verificar se a locadora inclui o seguro do auto no contrato. A proteção parcial tem um limite de cobertura contra danos que, quando ultrapassado, gera custos ao condutor.

Em contrapartida, um seguro de carro com cobertura total gera uma taxa adicional diária no aluguel, mas livra o condutor de qualquer gasto em caso de acidentes, furto e outros imprevistos.

3- Motoristas

Se houver mais de um condutor para dirigir o veículo, cadastre todos no contrato. Vale lembrar que algumas locadoras aceitam apenas condutores maiores de 21 anos de idade, por conta da responsabilidade civil e, outra prática do mercado, é exigir que o motorista esteja habilitado há pelo menos 2 anos.

4- Vistoria

Faça uma vistoria completa e minuciosa, incluindo lataria, acessórios, estepe, ferramentas e o interior do carro. Peça um documento atestando as condições atuais do veículo para evitar cobranças futuras e verifique se o seguro de veículo oferece serviços especializados caso sofra alguma eventualidade no percurso.

5- Crianças

Se for levar crianças no carro, peça a cadeirinha de acordo com a idade, segundo as normas exigidas pela fiscalização de trânsito.

6- Diária x Quilometragem livre

A diária tem a duração de 24 horas e, passando este período, haverá cobrança de taxa adicional até a sexta hora. A partir disso, conta-se como mais uma diária no custo do aluguel. Para trajetos de longo percurso, a quilometragem livre é a modalidade mais vantajosa, apesar de ter uma diária mais alta.

7- Devolução

Alugando um carro através de uma grande rede de lojas, é possível devolvê-lo em uma cidade diferente daquela onde ele foi retirado. Verifique essa alternativa e também se há taxas extras para esse tipo de comodidade.

8- Tanque cheio e pontualidade

Lembre-se de encher o tanque antes de devolver o veículo, pois as locadoras costumam cobrar mais caro pelo litro do combustível. É importante ser pontual na entrega, pois a multa por hora de atraso pode chegar a um terço do valor da diária.

As infrações cometidas pelo condutor durante o período de aluguel são de sua inteira responsabilidade. Porém, assim que devolver o veículo, peça o devido registro, com documento onde constem a data e a hora da devolução.