< Volver a Carros

7 dicas para dirigir na neve com segurança

Escrito por Pedro Da Silva

Dirigir em países onde o clima é extremo durante o inverno pode ser um desafio para o turista brasileiro, por causa do risco de nevascas e porque muitas estradas ficam cobertas de neve. O brasileiro tem pouquíssima experiência em dirigir nessas condições, e o melhor é evitar a todo custo se aventurar sem as devidas precauções.

Mas caso tenha que pegar a estrada, contrate um bom seguro de veículo, com cobertura para o caso de você precisar de apoio ou reboque, e preste atenção nestas dicas:

1. Se for alugar um carro, pergunte ao vendedor se o modelo tem pneus especiais para dirigir na neve (eles têm uma maior capacidade aderente e vêm com as letras “S” — “snow”, e “M” — “mud”, indicando que são apropriados para dirigir na neve e na lama);

2. O carro também deve ter controle de tração, freios ABS e estar em perfeitas condições, pois o frio pode avariar ainda mais as peças do veículo;

3. Nunca saia sem um telefone celular carregado e rádio, para o caso de ficar preso na neve;

4. Conheça seu trajeto com antecedência, consulte o estado das estradas e confira a previsão do tempo para saber se há riscos de nevascas e geada. Em alguns lugares, ainda que faça sol, podem ocorrer nevascas ocasionais e acúmulo de neve nas estradas em poucos minutos;

5. Ande com um raspador de gelo dentro do carro, fluido anticongelante para o combustível, pá, lanternas e pilhas, caixa de ferramentas, correntes para amarrar nos pneus, caso as condições da pista estejam péssimas. Também um pequeno kit de sobrevivência, com cobertores, roupas e alimentos não-perecíveis. Alguns motoristas andam com areia ou cascalho para melhorar a tração caso o carro atole ou deslize;

6. Dirija muito devagar, dando uma boa distância em relação ao carro da frente. Não freie bruscamente, nem vire a direção de repente, pois o carro pode girar na pista. O importante é manter a tração do veículo, principalmente na neve: não ande “na banguela”.

7. Evite subir ladeiras e ruas íngremes, e, caso tenha que enfrentar uma ladeira na neve, não pare o carro até chegar ao topo.

Como se pode ver, dirigir na neve é um desafio dificílimo até para motoristas acostumados com esse cenário. Portanto, o melhor é evitar. O mais importante é conduzir o veículo com calma e prestar atenção a todos os detalhes citados anteriormente. Com todos os pontos atendidos, resta partir e desfrutar de lindas e exóticas paisagens.

Viagens para o exterior também são uma excelente opção de pesquisar um bom seguro viagem, que você pode encontrar no site Compara. Aproveite e faça também uma cotação de seguro do auto. Digitando seus dados e de seu carro no site, você obterá uma lista das melhores opções de seguro do automóvel para seu perfil, gratuitamente.