< Volver a Carros

6 dicas para evitar stress no trânsito

Escrito por Pedro Da Silva

Dirigir é um ato prazeroso que requer atenção e cuidados por parte do motorista. Para que tudo transcorra com tranquilidade, é preciso conhecer e respeitar as leis de trânsito, e estar sempre em dia com toda a documentação do veículo como o licenciamento, pagamento de IPVA, a manutenção e até o seguro do automóvel.

Porém, quando estamos dirigindo, muitas situações se tornam desgastantes e podem nos tirar do sério. São pedestres que atravessam a rua fora da faixa; motoqueiros circulando entre os carros; ciclistas trafegando na contramão, e o congestionamento a qualquer hora do dia.

A boa notícia é que é possível evitar o stress no trânsito, com 6 dicas simples:

1 – Escolha o melhor trajeto 

Evitar as avenidas principais é um bom começo para não se aborrecer no trânsito. Vá pelas ruas paralelas ou por dentro dos bairros que, além de ser mais tranquilo, pode ter menos veículos.

2 – Planeje o seu tempo

Se você tem um compromisso com horário marcado verifique em quanto tempo você chegará até o destino, e saia de casa com antecedência. Se o trânsito estiver congestionado e você for se atrasar, faça do celular um aliado e comunique a pessoa que está a sua espera. Isso diminui a ansiedade e o nervosismo e você vai dirigir tranquilo.

3 – Ouça músicas

Não importa o gênero, uma música tocando em tom agradável, que permita prestar atenção aos sons e sinais do trânsito, ajuda a relaxar.

4 – Obedeça a recomendação de manter distância entre os veículos 

É sempre bom lembrar que a distância entre os carros pode evitar acidentes. Assim, é possível frear com mais segurança ou não colidir com outro automóvel. Mas se o inevitável acontecer, não abra mão de solicitar o seguro do auto e fazer um boletim de ocorrência, para que tudo se ajeite mais rapidamente.

5 – Respire fundo e pense positivo

Controlar a respiração é outra boa maneira de evitar o stress no trânsito. Basta inspirar o ar, prendê-lo por alguns segundos e depois soltá-lo para a sensação de calma aparecer. Pense sempre em situações agradáveis e não permita que venham à mente pensamentos negativos, que incitam nervosismo e irritação.

6 – Boa postura e roupas confortáveis

Mantenha uma postura correta ao dirigir. Isso ajuda a diminuir o cansaço, assim como vestir uma roupa confortável deixa a pessoa com mais liberdade de movimentos.

Tomando esses cuidados e fazendo um seguro de carro com cobertura completa, mesmo que algum imprevisto aconteça, as consequências serão menores.