< Volver a Carros

Os 10 donos de luxuosas marcas de carro

Escrito por Pedro Da Silva

No atual mercado globalizado, em que as companhias se fundem e são vendidas do dia para a noite, nada mais é o que parece. Aquela marca lendária agora é propriedade de outra, talvez desconhecida, e o consumidor muitas vezes nem se dá conta disso.

Preços estratosféricos, materiais e design de altíssima qualidade e um seguro do auto do mesmo nível são características desses carros de luxo. Confira algumas marcas de carro famosas, que passaram a ser dirigidas por outras montadoras ou empresas:

1. Rolls-Royce. Criada em 1971, a montadora inglesa desde 2003 é propriedade da BMW, outra montadora de luxo.

2. Aston Martin. Também inglesa, a montadora centenária, fundada em 1913 foi por muito tempo administrada pela Ford, que hoje compartilha a administração da empresa com um grupo de banqueiros e investidores.

3. Lamborghini. Esta montadora italiana foi criada em 1963, e, ao longo de sua história, passou por crises que quase a levaram à falência. Foi comprada pela Chrysler no final da década de 80 e hoje faz parte Audi, que na verdade é controlada pela Volkswagen. Seja com o seu Lamborghini ou qualquer outra super marca, é melhor nem sair de casa sem seu seguro do auto em dia.

4. Ferrari. Por incrível que pareça, ao comprar uma Ferrari (com valor médio de R$3 milhões), você, tecnicamente, está comprando um carro da Fiat. Pois é, o precinho é Ferrari (e a qualidade também), mas a Fiat é a verdadeira proprietária dessa montadora pra lá de luxuosa.

5. BMW. A BMW é uma exceção na dança das cadeiras corporativa da indústria automobilística. Nunca foi vendida a outra empresa, mas comprou algumas ao longo de sua história. Foi fundada após a primeira guerra mundial, a partir da remodelação de uma empresa que fabricava aviões. Tem se mantido firme no mercado, ampliando as vendas em todo o mundo.

6. Porsche. Fundada em 1931, a Porsche hoje faz parte do grupo Volkswagen. A história das duas montadoras se mistura desde seu início, pois um dos fundadores da Porsche trabalhou por muitos anos para a VW.

7. Jaguar. A empresa indiana Tata Motors, que também comprou a Land Rover, é dona da Jaguar, comprada da Ford. Fundada em 1922, a Jaguar foi criada por dois apaixonados por motocicletas e velocidade. Pouco conhecida no Brasil, a Tata é uma empresa transnacional da Índia que tem atividades em várias áreas econômicas, que vão da indústria do aço às folhas de chá.

8. Bentley. Também britânica, a montadora hoje faz parte do grupo Volkswagen. Fundada em 1919, também já fez parte da Rolls-Royce, antes de ser vendida para a montadora alemã.

9. Audi. A VW também é a atual dona da Audi. O grupo alemão tem arrebanhado marcas de luxo, graças aos lucros ganhos com venda de carros populares em todo o mundo.

10. Alfa-Romeu. Mais uma marca que pertence à Fiat, que também controla a Maserati. A montadora de carros italiana de luxo foi fundada em Bologna.

Quer saber outras curiosidades da indústria automobilística e tipos de seguro de carro? Confira no site Compara, onde é possível fazer uma cotação gratuita do seguro mais indicado para você.