< Volver a Carros

4 situações que mostram que é a hora de contratar um seguro

Escrito por Pedro Da Silva

Você sabe reconhecer o momento em que é necessário fazer um seguro para o seu carro? O seguro de carro, assim como o de casa e o de vida, é cada vez mais comum no Brasil e cumpre funções importantes de proteção. Mas, se você acha que proteger seu carro não é importante, separamos abaixo algumas situações que indicam que é hora de contratar um seguro e o que deve ser avaliado.

1. Se você comprou um veículo e o utiliza com frequência, seja para trabalhar, estudar ou outra atividade, é importante contratar um seguro do automóvel. A principal função do seguro nesse caso é proteger contra imprevistos, roubos ou acidentes. Se você costuma deixá-lo estacionado na rua, o seguro é ainda mais importante.

2. As estatísticas de roubo da região em que você mora e trabalha também são importantes. Se forem altas, o seguro pode ficar mais caro, mas ele também é necessário.

3. O carro ainda é considerado uma compra de alto valor. Por isso, muitas vezes o proprietário pode passar anos pagando parcelas do veículo. Para evitar que haja perda do bem ou alguma avaria, o seguro é uma importante ferramenta.

4. Não é apenas o preço do seguro que deve ser levado em conta, mas também o retorno em caso de sinistro. Algumas opções de seguro podem parecer caras, mas se mostram mais vantajosas em casos de sinistro. Em geral, recomenda-se adquirir um seguro se ele não passar de 20% a 30% do valor do carro. Se o seu valor for superior a 40%, o seguro se torna inviável.

 

Dicas para fazer uma boa compra

Após pesar todas as situações e fatores acima e chegar à conclusão de que um seguro do auto é necessário para o seu perfil, também é importante saber como fazer uma boa compra.

1. Compare preços no número máximo de seguradoras que puder.
2. Opte apenas por coberturas necessárias para o seu perfil e estilo de vida.
3. Antes de contratar um seguro, leia o contrato e tire todas as dúvidas.

Na maioria dos casos, o seguro se mostra uma opção preventiva e positiva a longo prazo. Mas só após ponderar todas as situações citadas e dicas de compra você conseguirá assegurar um bom negócio para o futuro!