< Volver a Carros

Depois da Uber, vem aí o Aluguel de Carro Particular

Escrito por Pedro Da Silva

Você já ouviu falar sobre aluguel de carro particular? Pra quem ainda não conhece pode parecer estranho, mas já tem empresas realizando este novo tipo de serviço. Esta é uma forma legal de rentabilizar um bem que muitas vezes passa o dia – ou até a semana – parado dentro de uma garagem ou estacionamento. Entenda como funciona o aluguel de carro particular e como fica o seguro do carro nessa história.

Como funciona?

O aluguel de carro particular para terceiros foi a ideia de 3 amigos engenheiros ao montar a Fleety, primeira empresa brasileira com este modelo de negócio. A proposta é simples: render uma grana extra para proprietários de carros que ficam estacionados e ociosos durante todo o dia e oferecer a possibilidade de locação de veículos por hora ou diárias a preços mais baixos do que os aplicados pelas locadoras tradicionais. Ganha também o trânsito, pois além de encontrar um carro que atenda as suas necessidades, a ideia é achar um que esteja perto de você, diminuindo assim o deslocamento para retirar e entregar o veículo.

A empresa começou com o aluguel de carro particular há pouco mais de um ano e hoje já oferece os serviços nas cidades de Curitiba, São Paulo e Florianópolis.

Como disponibilizar meu carro para o aluguel de carro particular?

Se você está em uma das 3 cidades onde o aluguel de carro particular já está disponível e quer alugar o seu carro, precisa preencher um formulário no site com os seus dados, linkar com o seu perfil no Facebook, além de informar os dados do carro, inclusive o código Renavam, para certificar de que a documentação do carro está em dia, evitando assim o cadastramento de veículos roubados.

Qual valor devo cobrar para o aluguel de carro particular?

O valor da diária ou da hora para aluguel de carro particular é determinado por você, mas a recomendação é estabelecer um valor dentro da realidade para que receba ofertas. Se pedir um preço alto demais é possível que não consiga alugar o seu carro, por isso é importante ficar de olho no mercado.

Quais são as exigências?

Além dos itens adicionais como ar-condicionado, direção hidráulica ou automática, GPS e cadeirinha para crianças, um dos itens que é o principal diferencial para quem irá decidir por locar o seu carro é a sua localização. Quanto mais perto estiverem, melhor!

Mas e o seguro?

Este modelo de aluguel de carro particular para terceiros executado pela Fleety oferece um seguro que cobre avarias, batidas, furtos e roubos e é uma forma de tranquilizar quem irá disponibilizar o seu carro para um desconhecido dirigir. O valor do seguro está incluso na taxa de 20% sobre a locação paga pelo usuário, assim ambos ficam assegurados em caso de qualquer acidente.

É exigência da empresa que um carro para ser locado tenha um seguro auto próprio, porém em caso de qualquer acidente não será o seguro do proprietário do carro a ser utilizado e sim o seguro do site. O seguro do proprietário não pode ser usado pelo site e seus usuários, já que eles não estão incluídos como condutores adicionais de sua apólice.

E como é feito o pagamento?

O pagamento e toda a parte administrativa do aluguel de carro particular é feito por intermédio da Fleety com cartões de crédito. Essa também é uma forma de garantir que o pagamento será feito. A conexão com a página do Facebook de ambos também é uma forma de garantir que se tratam de pessoas reais.

O site permite incluir no valor do aluguel uma taxa de limpeza adicional, que fica a cargo do proprietário do carro e cobra 20% sobre o preço da locação, que é pago por quem aluga o veículo.

Já o combinado sobre combustível fica a cargo de uma negociação entre proprietário e usuário, mas a recomendação da empresa é que pratiquem a mesma praxe das locadoras: entregar os carros com o tanque cheio para que recebam da mesma maneira. Em caso de multas registradas durante o período da locação, a responsabilidade pelos pontos e pagamento fica a cargo de quem alugou o veículo.

E você, o que acha dessa nova modalidade de aluguel de carro particular? Conta pra gente nos comentários!