< Volver a Carros

Extintor para Carros: Como e em quais casos usar

Escrito por Pedro Da Silva

Ter um extintor para carros é tão importante quanto estar prevenido com um seguro de carro contra roubo e incêndio, e mais do que isso, saber usá-lo. É bom saber que o extintor para carros é um item de segurança obrigatório por lei, passível de multa e perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação – CNH, se o veículo não estiver devidamente equipado.

Existem dois tipos de extintor para carros, o BC e o ABC. O BC apaga princípios de incêndio causados pela parte elétrica do veículo e por líquidos combustíveis, e o ABC apaga incêndios causados pela parte elétrica, por líquidos combustíveis e pelos materiais sólidos.

A primeira coisa que você deve fazer com o extintor para carros é retirá-lo da embalagem para facilitar o manuseio. Observe se o extintor está certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) com selo de validade, pois só assim terá condições de funcionamento. Preste atenção ao manômetro, que deve estar com boa pressão apontado para a carga cheia, indicado com a cor verde.

O extintor para carros geralmente fica na parte da frente do automóvel, no banco do motorista ou do passageiro na região frontal, próximo ao assoalho. Fica preso a um suporte que deve ser destravado para liberar o uso do equipamento. O próximo passo é remover o lacre de segurança que impede o acionamento do gatilho. Com a retirada do lacre é hora de apertar o gatilho e fazer a aplicação do agente extintor de princípio de incêndio em direção à base do fogo.

A maioria dos incêndios ocorre por problemas com o motor do carro, mas pode acontecer também em caso de colisão; por isso, é preferível ter um seguro do auto com cobertura completa. Se você notar fumaça saindo pelo capô, desligue o carro, pegue o extintor, e vá verificar a situação. Abra o capô aos poucos e aplique o agente extintor para combater o princípio de incêndio. Cuidado para não abrir o capô de uma só vez, pois o fogo pode aumentar rapidamente devido ao oxigênio e dar vida à chama.

Lembre sempre que o extintor para carros combate apenas o princípio de incêndio, e que se algo mais grave acontecer é preciso chamar socorro e acionar o seguro do automóvel.