< Volver a Carros

Qual é o custo mensal de um carro?

Escrito por Pedro Da Silva

Frequentemente as pessoas pensam em juntar dinheiro para comprar um carro. Mas muitas vezes se esquecem que os gastos com o automóvel vão além do valor inicial. Outras despesas como combustível, seguro de carro, revisão e até mesmo os impostos são esquecidos. Comprar um carro, na verdade, também acarreta em gastos frequentes e mensais.

Um levantamento feito pela WebMotors chegou à conclusão que os custos mensais do veículo podem chegar a até R$ 800 por mês. Para o cálculo, foram analisados os dez modelos mais vendidos no país.

Custos invisíveis

O principal “custo invisível” que o veículo traz e não é normalmente pensado na hora da compra é o combustível. E de acordo com a pesquisa da WebMotors a gasolina pode deixar esse custo mais econômico: a gasolina gasta 1/3 do valor do álcool.

seguro automotivo não é obrigatório, mas é extremamente sensato adquiri-lo, já que ele garante a tranquilidade no dia a dia e resolve possíveis casos de imprevistos, furtos e roubos. Os gastos com estacionamento, principalmente para quem trabalha longe de casa e usa o automóvel todos os dias para o trabalho, também é grande. Mesmo que muitas empresas ofereçam pacotes mensais para quem estaciona regularmente, o valor total costuma ficar pesado.

A manutenção preventiva também é um gasto recorrente. Vale lembrar que a manutenção preventiva não é cobertura pelo seguro do auto, mas pode reduzir as suas faturas. E ainda há os gastos que não podem ser previstos, como colisões, multas ou problemas mecânicos.

Vale a pena?

De acordo com pesquisa feita pela FGV, há casos em que vale mais a pena andar de táxi do que manter um carro. Quem dirige até 15 km por dia, por exemplo, tem o táxi como opção 1% mais barata do que os gastos comuns para manter um automóvel de R$ 40 mil.

Mas também há casos em que ter e manter um carro vale a pena. O importante é ter uma planilha organizada com as despesas mensais da família, a renda mensal e saber o quanto os gastos do carro representam. Com os números em mãos, basta analisar se o carro é prioridade no orçamento ou deve ser cortado.