< Volver a Carros

Como contratar o seguro para um carro usado?

Escrito por Pedro Da Silva

Já faz tempo que você está pensando em contratar um seguro para o seu carro usado, mas acaba sempre deixando para depois porque não quer gastar dinheiro com isso. Mas e como fica a segurança?

Com os índices de roubo de veículos cada vez mais altos é fundamental proteger o seu patrimônio. Porque já imaginou levar anos para pagar o seu carro e num descuido ser roubado e ficar sem nada? Pensando nisso bolamos um post com toda a informação que você precisa antes de fechar o seu seguro.

Posso contratar um seguro para um carro usado?

Sim! Até porque no Brasil a frota de veículos circulando é de um pouco mais de 45 milhões e apenas 25% deles contam com seguro auto. Ou seja, existe muito carro usado precisando de proteção.

No entanto, na hora de fazer o seguro é importante conhecer as restrições que as companhias colocam para finalizar a contratação. Por exemplo, a vistoria é obrigatória (sem exceções) e o veículo deve ter no máximo até 10 e 15 anos de uso ou se for importado até 5 anos (varia de acordo a cada seguradora).

Seguro para carro usado

Em relação ao preço do seguro para um carro usado, vários fatores são levados em consideração. Entre eles, os principais são: índice de roubo e furto do modelo, perfil e histórico de colisões de cada condutor, CEP residencial e de pernoite do veículo e o custo de reposição de cada peça.

É graças a esse último fator que o seguro pode ser aceito ou não pelas companhias. Isso porque quando o custo de reposição de cada peça é elevado, as seguradoras preferem não aceitar a proposta de seguro para não ficar no prejuízo. Por exemplo, para trocar peças de veículos que saíram de linha no Brasil é necessário fazer um pedido de importação e o valor fica altíssimo.

Contratar um seguro para carro usado é barato?

Depende. Como explicamos acima, o valor de cada seguro é calculado em base a diversas variáveis, nas quais o ano e modelo do carro são apenas duas delas. Agora, se você realizou a cotação do seu seguro e o preço ficou salgado… te mostramos outras formas de pagar mais barato.

seguro auto barato

A primeira (e melhor!) alternativa para quem quer proteção contra furtos e roubos sem pagar caro por isso é contratando um seguro apenas com cobertura básica. Nessa modalidade o motorista chega a pagar até 70% mais barato do que um seguro convencional porque abre mão da assistência 24 horas e da cobertura em caso de acidentes. Ou seja, a cobertura básica serve apenas para indenizar o motorista caso o carro seja roubado.

Já a segunda opção para pagar barato é aumentar o valor da franquia. Mas isso compensa? Sim, principalmente se o motorista não possui histórico de colisões na CNH. Aqui você pode personalizar a sua cobertura e ajustar o preço do seu seguro para que caiba no seu bolso. Nesse caso, o valor do seguro é baixo, mas caso o motorista necessite acionar o seguro vai pagar um pouco mais caro no preço da franquia.

Ficou curioso com a diferença de preços? Abaixo simulamos os valores para um Volkswagen Gol 2008 para a contratação de um seguro com cobertura básica e cobertura completa com franquia ampliada para São Paulo. Confira!

preços carro gol

Antes de bater o martelo: compare!

Contratar o melhor seguro não é necessariamente pagar menos, mas sim escolher a cobertura ideal para as suas necessidades e características do veículo. Seguro para veículo usado pode sair mais caro porque o seu custo de manutenção é alto e algumas peças são difíceis de encontrar à venda.

Mas atenção! Antes de fechar a sua apólice, compare todos os preços do mercado e só depois bata o martelo. Com Compara você pode realizar uma cotação gratuita em apenas 3 minutos e sem sair de casa. Para isso basta acessar o nosso formulário e inserir os dados do seu carro.

Formulário Seguros

Agora, se mesmo depois de ler todo o nosso post, você ainda tem dúvidas na hora de contratar o seguro para o seu carro usado… aproveite e deixe um comentário pra gente! 😉