< Volver a Carros

Quais são os documentos necessários para comprar um carro usado?

Escrito por Pedro Da Silva

Você está com a grana curta e mais uma vez não vai poder trocar seu carro por um zero quilômetro. O jeito é apelar para um usado em boas condições e deixar para realizar seu sonho em outra ocasião. Procurando com calma, é possível encontrar ótimas ofertas no mercado, mas alguns cuidados são necessários. Além de conferir a lataria, a mecânica e os freios, esteja atento à documentação que você irá precisar e as condições para fazer o seguro do automóvel. 

Antes de fechar negócio peça ao antigo proprietário o número do Registro Nacional de Veículos Automotivos – Renavan para fazer um levantamento, junto ao Departamento de Trânsito – Detran de sua cidade, e verificar se há  alguma pendência. Observe, também, se o número do chassi informado no documento é o mesmo que está gravado no automóvel.

Com tudo certo, na hora da compra você vai precisar dos originais e cópias do comprovante de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores – IPVA, do ano vigente e dos dois anteriores; comprovante de pagamento do seguro obrigatório; certificado de registro de licenciamento de veículos e o recibo de transferência preenchido com data e firma reconhecida. Se você optou por um carro importado, vai precisar também da quarta via da guia de importação.

Feita a venda, você tem mais trinta dias para fazer a transferência do veículo para o seu nome. Isso pode ser feito por você mesmo ou por um despachante. Além dos documentos usados na compra, providencie cópias da sua carteira de identidade e do seu CPF, comprovante de residência e decalque do chassi.

Se o carro for de outro estado ou de outra cidade, serão necessários os documentos de praxe e também o prontuário do carro, certidão negativa de roubo/furto e certidão negativa de multa do município de origem, vistoria do Detran e decalque do chassi.

Tudo pronto, é o momento de proteger o seu bem fazendo o seguro do auto. Para veículos com até seis anos de fabricação os preços podem variar de 4% a 8% do valor atual do carro. Já para os mais antigos, o percentual pode chegar a 25%.

Mesmo que o automóvel não seja novo, é uma conquista sua, por isso, deve ser valorizado e preservado com o melhor seguro de carro que o mercado oferecer.